Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
São Paulo e Rio de Janeiro estão entre as 100 melhores cidades para se viver. A informação foi revelada no dia 03 de outubro de 2024 pela Resonance Consultancy, uma consultora de turismo.
A capital paulista foi considerada a 27ª melhor do mundo, enquanto a cidade maravilhosa ficou em 63º.
As duas capitais também entraram em outro ranking de melhores cidades para se do mundo. Segundo o estudo da Universidade de Oxford, São Paulo ocupa a 294ª posição e o Rio a 356ª.
Brasília está na 309ª posição, Fortaleza na 496ª e Natal na 543ª.
Ênfase na cultura e no meio ambiente
O Rio de Janeiro ficou em evidência por sua cultura e preservação ambiental. Um dos maiores destaques é a Floresta da Tijuca, maior floresta urbana do mundo. A Resonance avalia a cidade em “renovação”.
Consideram que até as favelas são locais de rica experiência cultural, bem como os museus e passeios ao ar livre.
Já São Paulo foi reconhecida pela diversidade cultural, por apresentar muitas nacionalidades diferentes convivendo em um só lugar.
O Museu de Arte de São Paulo e o Centro Cultural FIESP são considerados ícones da cidade, mas a verdadeira identidade de São Paulo viria de suas diversas influências culturais, como Japão, Itália, Líbano e França.
O estudo aponta que o município enfrenta desafios de gentrificação e desigualdades sociais, mas demonstra potencial para um futuro melhor.
Como as cidades são classificadas?
Tanto o ranking da Resonance Consultancy, como o de Oxford avaliam os seguintes critérios na hora de classificar os municípios:
Infraestrutura urbana e meio ambiente:
Reputação:
Economia local:
As análises deste ano destacam também as cidades que lideram a recuperação econômica pós-pandemia.
Top 10 Melhores Cidades do Mundo em 2024
Das 10 melhores cidades do mundo segundo a Resonance Consultancy, a maioria está na Europa e na Ásia, com Nova York como a única representante dos EUA.
Londres lidera a lista. A capital da Inglaterra é considerada uma cidade vibrante que superou desafios como o Brexit e a pandemia.
A pesquisa destaca a vida cultural, turística e econômica da capital inglesa, o que atrai investimentos estrangeiros, especialmente em tecnologia.
Aponta ainda que o governo local está investindo em novos projetos de infraestrutura e revitalização urbana.
Apesar de alguns desafios econômicos, se mantém como um dos principais destinos para negócios e turismo.
O TOP 10 é composto por:
Os perfis completos das melhores cidades do mundo e o ranking completo estão disponíveis no site da Resonance Consultancy.
Os dados desta pesquisa e as informações da universidade de Oxford são usados para ajudar governantes a planejar e melhorar os municípios, atrair investimentos, promover o turismo e atrair pessoas que buscam um novo lugar para viver.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!