Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
Evento realizado pela UNIGREJAS com apoio da Comissão de Combate a Intolerância Religiosa, OAB/RJ no Centro Cultural de Jerusalém, dedicado ao combate à intolerância religiosa, contou com a presença ilustre do Desembargador André Fontes, ex-presidente do Tribunal Regional Federal, e de David, membro da comissão de intolerância religiosa da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Durante sua palestra, o Desembargador André Fontes abordou os principais pontos necessários para diminuir a intolerância religiosa, especialmente no Rio de Janeiro, onde foram registradas 3.000 ocorrências no ano passado, um número que tem crescido preocupantemente.
"Este centro é uma prova viva de divulgação e criação de condições para que a intolerância seja de alguma forma combatida", destacou Fontes. "A existência deste local é sem precedentes no país e talvez não tenha referência nem mesmo no exterior. Acredito que a melhor maneira de combater a intolerância religiosa é através da promoção da liberdade e da divulgação de atos que assegurem o direito ao culto, como fizemos no Tribunal Regional Federal. Pequenas ações em locais aparentemente não usuais, como repartições públicas, faculdades e escolas, podem fazer uma grande diferença ao longo do tempo."
Fontes enfatizou que a promoção de pequenos atos de tolerância e respeito, se praticados diariamente por um número crescente de pessoas, pode levar a uma significativa diminuição nos casos de intolerância religiosa. Ele também chamou a atenção para grupos que se beneficiam das divisões ideológicas e religiosas, mascarando más intenções sob o disfarce de boas ações.
"A fé do outro deve ser respeitada incondicionalmente", afirmou. "Esse não é apenas um problema jurídico, mas principalmente uma questão de educação, boa convivência e soberania individual."
David, representando a comissão de intolerância religiosa da OAB, ressaltou a importância de eventos como o realizado hoje. "É uma grande satisfação estar aqui e realizar este evento. Hoje tivemos a participação de várias instituições religiosas – evangélicas, católicas, muçulmanas e espíritas – o que demonstra nossa união e nosso compromisso com a paz e o respeito mútuo."
Ele reforçou que a união entre diferentes grupos religiosos é fundamental para mostrar que não há guerra entre as religiões, mas sim uma minoria tentando tirar proveito das divisões.
O evento no Centro Cultural Jerusalém foi um marco na luta contra a intolerância religiosa, promovendo a importância da educação e da convivência pacífica entre todas as fés e crenças.
Por Jéssica Porto e Robson Talber
Repórter Ralph Lichotti - Advogado e Jornalista, Foi Sócio Diretor do Jornal O Fluminense e acionista majoritário do Tribuna da Imprensa, Secretário Geral da Associação Nacional, Internacional de Imprensa - ANI, Ex-Presidente da Comissão de Sindicância e Conselheiro da Associação Brasileira de Imprensa - ABI - MTb 31.335/RJ
Notícias exclusivas e ilimitadas
O Última Hora Online reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.
Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!
Entre para os nossos grupos de WhatsApp (CLIQUE AQUI PARA ENTRAR), nossas Redes Sociais Facebook, Instagram Twitter e YouTube e receba notícias diariamente.
#PrefeituraRJ #ALERJ #Eleições2024 #EleicoesMunicipaisRJ #Politica #EleiçõesMunicipais #DançaDasCadeiras #PolíticaESTADO #MarceloQueiroz #Ramagem #TarcisioMotta
#OtoniDePaula #TaliriaPetrone #DimasGadelha #MaxLemos #PedroPauloPSD #EduardoPaes #ChrisTonietto #EduardoPazuello #RamagemPrefeito #SegurançaRJ #BarraDaTijuca #ChagasBola #MudançaRJ #CidadeSegura
#UnidosContraIntolerância #LiberdadeDeCultoRJ #Educação #Paz #RespeitoMútuo #AtoPorTolerância #DiversidadeReligiosa#RioPelaTolerância #PequenosAtosGrandeMudança #UniãoPelaFé #CulturaDePaz
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!