Desembargador do TRE-RJ nega pedido da Coligação de Pedrinho Cherene para validar pesquisa eleitoral que o coloca liderando disputa

Desembargador do TRE-RJ nega pedido da Coligação de Pedrinho Cherene para validar pesquisa eleitoral que o coloca liderando disputa

Por Ralfe Reis

O desembargador Rafael Estrela, do Tribunal Regional Eleitoral, indeferiu nesta quinta-feira (19) um pedido de liminar em Mandado de Segurança da Coligação Fé e União pela Vitória do Povo de São Francisco de Itabapoana, do candidato Pedrinho Cherene, contra o juízo da 130ª Zona Eleitoral.

A Coligação buscava validar uma pesquisa eleitoral realizada pelo instituto Intelligence Pesquisa e Comunicação — cuja razão social é Costa e Mariath Ltda, que apontou Pedrinho Cherene liderando a disputa eleitoral.

Conforme  publicou o blog do Ralfe Reis, hospedado em Tribuna NF, na última terça-feira (17), o magistrado Paulo Maurício suspendeu duas pesquisas eleitorais. Tanto a que apontava Pedrinho na frente, quanto a outra pesquisa que apontava Yara Cinthia liderando a disputa. Relembre no link: Juiz manda suspender as duas pesquisas eleitorais realizadas em São Francisco de Itabapoana.

Na decisão, o desembargador identificou que a pesquisa apontada pela Coligação de Pedrinho não era a mesma suspensa pela decisão do magistrado.

Tribuna NF verificou o print juntado pela Coligação que consta na decisão, e tentou consultar o número no sistema de pesquisas do Tribunal Superior Eleitoral, entretanto não consta ou não aparece mais no sistema. As datas também são divergentes entre a pesquisa impugnada e o print juntado.

Confira a decisão do desembargador:

…Depreende-se dos precedentes supramencionados que o intuito da previsão normativa contemplada no art. 2º, §7º da Resolução 23.600/2019 é assegurar o espalhamento geográfico, obstando a concentração da pesquisa em determinadas áreas do município. 

Na espécie, em consulta, no PJE de 1º grau,  aos autos da representação nº 0600276.06.2024.6.19-0130, que tramita na 130ª Zona Eleitoral, realizada por este Relator, verificou-se que na certidão id. 123764428, emitida pelo Chefe de Cartório Eleitoral,  consta que a empresa que realizou  a pesquisa RJ-02834/2024 não registrou relatório de detalhamento de bairros e municípios exigidos no art. 2º, §7º da Resolução 23.600/2019.

Por sua vez, o impetrante, no intuito de comprovar o devido registro  no sistema Pesqele, com o detalhamento completo dos bairros e municípios, juntou o documento id. 32339547, que, no entanto, refere-se a outro número de pesquisa, qual seja, RJ- 06429/2024, contra a qual não houve insurgência pelo representante nos autos da representação nº 0600276-06.2024.6.19.0130.

Desse modo, à toda evidência, não restou demonstrado o caráter teleológico da decisão, porquanto o juízo impetrado teceu fundamentação suficiente e adequada, com fulcro no art. 2º, §§7º e 7º -A, e em linha com precedentes do Tribunal Superior Eleitoral, para deferir o pedido liminar de retirada da divulgação da pesquisa eleitoral.

Portanto, diante da inexistência da probabilidade do direito invocado, um dos requisitos indispensáveis para a concessão da tutela de urgência, de acordo com o art. 300 do Código de Processo Civil, impõe-se o indeferimento da medida liminar.

Diante do exposto, não tendo restado caracterizada qualquer ilegalidade ou teratologia na decisão impugnada, que se encontra devidamente fundamentada,INDEFIRO o pedido de liminar.

Desta decisão, dê-se ciência urgente ao Juízo da 130ª Zona Eleitoral e à coligação impetrante.“, decidiu o desembargador Rafael Estrela.

Confira à íntegra da decisão aqui: Decisão TRE Nega MS Coligação Pedrinho Cherene Pesquisa Eleitoral

 

Por Jornal da República em 20/09/2024
Publicidade

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Esqueleto da UNE vira alvo de Comissão de Assuntos Urbanos da Câmara do Rio
03 de Abril de 2025

Esqueleto da UNE vira alvo de Comissão de Assuntos Urbanos da Câmara do Rio

Luz de Paty do Alferes brilha novamente com o retorno triunfal da Eterna 'Batata'
25 de Março de 2024

Luz de Paty do Alferes brilha novamente com o retorno triunfal da Eterna 'Batata'

Aprenda com Carlos Bolsonaro como viajar sem gastar um tostão
15 de Março de 2022

Aprenda com Carlos Bolsonaro como viajar sem gastar um tostão

Delegado aposentado da PF critica eficácia das polícias estaduais no combate ao crime organizado
13 de Março de 2025

Delegado aposentado da PF critica eficácia das polícias estaduais no combate ao crime organizado

Aguarde..