Desembargador Reis Friede, propõe Abordagem conciliatória e humanizada sobre o aborto

  No segundo simpósio do Instituto Silva Neto, o renomado Desembargador Reis Friede foi o destaque, trazendo à tona reflexões contidas em seu novo livro sobre o tema do aborto. O ex-presidente do TRF2 e autor de mais de 60 livros ofereceu uma perspectiva única e conciliatória diante de um dos debates mais sensíveis da sociedade.

Em um diálogo que abordou os múltiplos aspectos do aborto, o Desembargador Reis Friede enfatizou a importância de consideração não apenas o direito da mulher de não ter filhos, mas também a vitalidade do nascituro. Sua proposta envolve uma abordagem conciliatória que visa preservar a vida e atender aos direitos das mulheres, propondo a adoção do nascituro como uma alternativa viável e humanitária.

Ao rejeitar a polarização do debate, ele busca uma legislação mais flexível que inclua as ofertas como possíveis envolvidas, envolve uma abordagem mais amorosa e sensível para a questão. Ele ressaltou a necessidade de um estado que não seja apenas legisle, mas que também concilie e garanta direitos de forma abrangentes para todos.

O judiciário, segundo Reis Friede, deve estar pronto para atender a essa demanda, avançando em linha com as mudanças sociais e buscando soluções inovadoras e conciliatórias. Para ele, a sociedade precisa evoluir para um modelo menos punitivo e mais voltado para a conciliação, com o apoio fundamental do Poder Legislativo para essas mudanças.

Dirigindo-se especialmente às mulheres e aos jovens que enfrentam essa questão, o Desembargador enfatizou a importância de não desistir da vida, dos sonhos e de lutar pelos seus direitos, sempre buscando uma conciliação que contemple a todos.

Essa abordagem humanizada e conciliatória do Desembargador Reis Friede surge em um momento crucial, instigando uma reflexão profunda sobre como uma sociedade pode avançar em direção a uma coexistência mais equilibrada e compassiva.

Por Jéssica Porto e Robson Talber/ Repórter Ralph Lichotti
 

Por Jornal da República em 22/11/2023
Aguarde..