Dia Mundial do Meio Ambiente na Ilha do Governador tem plantio da majestosa árvore Baobá

Dia Mundial do Meio Ambiente na Ilha do Governador tem plantio da majestosa árvore Baobá

Em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, realizou-se uma ação de plantio voluntário na Ilha do Governador que ficará marcado na mente de muitos jovens e adultos como um marco em suas histórias de conexão com a natureza e os princípios de sustentabilidade.

O evento de voluntariado ambiental foi realizado no Corredor Esportivo do Moneró, na deslumbrante Ilha do Governador graças ao envolvimento e comprometimento de centenas de participantes. 

“Desde da criação do Projeto “Engenhando a Cidade", há 3 anos, realizamos pelo menos duas ações por ano de voluntariado voltada à questão ambiental com uma grande adesão de crianças e jovens, o que nos permite, especialmente, fortalecer a educação ambiental em um momento crítico do pais. Neste evento compareceram oitocentas pessoas, sendo a maioria jovens e crianças.” comenta Francisco Victer, Diretor Executivo do Projeto Engenhando a Cidade.

Nossos jovens e crianças se envolveram de maneira inspiradora, absorvendo valiosas lições sobre sustentabilidade. O Polo Cultural Ilha proporcionou momentos mágicos com o programa "Contação de Histórias" sobre o Meio Ambiente, despertando em todos a conscientização e o amor pela natureza.

Logo em seguida, as crianças puderem participar das ações e plantio, tomando o protagonismo da ação para si e criando um forte vínculo com o meio ambiente através do plantio de “sua” árvore. 

“O ato de plantar uma árvore é semear responsabilidade ambiental, trata-se de estabelecer uma relação duradoura do indivíduo com a natureza. Essa conexão semeia sustentabilidade, os impactos causados nos participantes ramificam a responsabilidade sustentável com todo seu ciclo social”, comenta Severino Virginio, Diretor de Comunicação e Articulação do Projeto Engenhando a Cidade.

O plantio de oito mudas da majestosa árvore Baobá,  reforçaram ainda mais a correlação de causa e efeito, em virtude da árvore do Bosque do Seu Hilário que originaram as mudas que ali estavam sendo plantadas, sendo recorrente cenas de crianças abraçadas na árvore, a qual possui uma séria de "lendas " ao seu respeito, desde de ter sido a primeira a ser criada pelo divino quanto a de que o amor jamais abandonará aquele que a abraçar além de ser a arvore da celebre livro O Pequeno Príncipe do notável escritor francês  Saint Exupéry.

Além disso, os participantes também tiveram a oportunidade de plantar mudas de árvores da exuberante Mata Atlântica, incluindo os vibrantes Ipês rosa, amarelo, branco e roxo. Cada uma das 30 mudas que foi colocada no solo simbolizou o compromisso com o futuro sustentável que a comunidade deseja construir.

Por fim, todos os participantes contribuíram com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), pois o plantio de mudas afeta diretamente a Vida Terrestre (ODS 15), na Criação de Cidades e Comunidades Sustentáveis (ODS 11) e na Ação Contra a Mudança Global do Clima (ODS 13). Desse modo, plantou-se uma semente da sustentabilidade em cada participante.

O Grupo "Engenhando a Cidade" e a "Associação de Mulheres da Ilha do Governador" lideraram essa ação incrível, com o apoio inestimável de organizações como "Baía Viva", o grupo "Tricolores da Ilha", a "Coluna Soluções e Sustentabilidade" da Nova Brasil, da Associação dos Ciclistas da Ilha do Governador e do "Grupo Desbravadores".

Por Jornal da República em 06/06/2023
Aguarde..