Dino anuncia portaria que obriga organizadores de eventos sob calor intenso a fornecer água já a partir deste sábado (18)

Dino anuncia portaria que obriga organizadores de eventos sob calor intenso a fornecer água já a partir deste sábado (18)

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, determinou neste sábado (18) que organizadores de espetáculos não podem impedir a entrada de garrafas de água para uso pessoal.

Além disso, as produtoras desses eventos, que ocorrerem sob calor intenso, precisam oferecer gratuitamente “ilhas de hidratação”, de fácil acesso, onde as pessoas poderão  beber água. A portaria com essas determinações será editada na tarde deste sábado (19), informou o ministro no X (antigo Twitter).

A decisão do governo ocorre após a repercussão da morte da jovem Ana Clara Benevides Machado, de 23 anos, na noite dessa sexta-feira (19), durante show da cantora norte-americana Taylor Swift, no Engenhão, no Rio.

Ela estudava psicologia e morava em Rodonópolis em Mato Grosso, mas era de Sonora, em Mato Grosso do Sul. Ana teve uma parada cardiorrespiratória e, segundo pessoas que estavam próximas, começou a passar mal no início do show, quando desmaiou.

“A Secretaria Nacional do Consumidor tomará as providências cabíveis para a fiscalização, com a colaboração dos Estados e dos Municípios, bem como atuação da Polícia, se necessário”, informa Dino na rede social X (antigo Twitter). Nessa manhã, Dino adiantara que medidas seriam tomadas imediatamente por considerar inaceitável o que ocorreu e que investigações serão feitas para apurar responsabilidades.

A medida anunciada por Dino vai ao encontro de um abaixo-assinado que começou a circular neste sábado (18) nas redes, pedindo justamente a aprovação de uma lei que obrigue organizadores de eventos, realizados sob forte calor, a fornecer água gratuitamente.

Por Jornal da República em 19/11/2023
Aguarde..