Direito autoral e novos rumos da economia na era do conhecimento são destaques no Seminário de Propriedade intelectual, Tecnologias e Inovação promovido pela SECTI RJ

Em formato 100% online, especialistas debateram estratégias de inovação, domínio e produção de conhecimento

Direito autoral e novos rumos da economia na era do conhecimento são destaques no Seminário de Propriedade intelectual, Tecnologias e Inovação promovido pela SECTI RJ

O evento aconteceu entre os dias 11 e 12 de julho e contou com a participação de especialistas na área da produção intelectual que debateram a importância da proteção de direitos sobre produção intelectual e economia na atualidade. Com iniciativa da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) em parceria Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj) que também é vinculada ao órgão idealizador.

O ‘Seminário Propriedade intelectual nas Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTS), no Rio de Janeiro, em formato 100% online, e contou com a participação de especialistas na área de domínio intelectual que apresentaram aspectos teóricos, com o intuito de contribuir para uma reflexão mais ampla sobre o sistema de produção e propriedade intelectual adequado para os interesses de titulares, visando apresentar seu impacto na gestão da inovação para uma economia.

Temas de extrema importância e atuais foram debatidos e como: 

“A importância da propriedade intelectual para o desenvolvimento econômico do estado do Rio de Janeiro”, O papel da Academia de Propriedade Intelectual do INPI”, Proteção e gestão estratégica no metaverso e Uso Estratégico da Propriedade Intelectual nas ICTs e Uso Estratégico da Propriedade Intelectual nas ICTs”, foram discutidos de forma totalmente online justamente para possibilitar a participação de diversos setores da sociedade e poder expandir a discussão sobre o tema. 

Para Mauro Azevedo Neto, Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação – SECTI, “é de suma importância realizar ações como essa onde a população possa ter acesso de forma mais expandida e democrática a assuntos que impactam no dia a dia das pessoas no nosso estado. Tecnologia e inovação, economia e dados, informação, são assuntos da atualidade, diante da rapidez na evolução que a era da informação nos trouxe”. Afirma o Secretário. 

O professor Edgard Leite Ferreira Neto, Subsecretário de Ensino Superior, Pesquisa e Inovação do Estado do Rio de Janeiro e Membro titular do Conselho Superior da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro, FAPERJ,  “a intenção com esse encontro é  discutir temas importantes para o desenvolvimento da tecnologia, da ciência e da pesquisa no estado do Rio de Janeiro, falando sobre a propriedade intelectual que tem uma grande importância para a inovação e desenvolvimento da sociedade hoje em dia. O reconhecimento científico, o fomento à economia e desenvolvimento de forma geral, alinhados, trazem benefícios mútuos para quem produz e quem fomenta”. Afirma o Subsecretário, que mediou a banca de discussões durante os dois dias do evento. 

O seminário também teve a participação de palestrantes, como, Rita de Cássia Pinheiro Machado, pesquisadora, Especialista Sênior em Propriedade Intelectual do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) explica que “o debate sobre propriedade intelectual incentiva a criação e a inovação, além de estimular o desenvolvimento econômico e cultural do país. Já para o criador, a propriedade intelectual protege seus direitos e interesses, garantindo segurança jurídica e possibilitando a obtenção de lucros com a exploração comercial da obra”. 

O mesmo pensamento é compartilhado pelo professor Benedito Adeodato Atual Vice-Reitor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), Doutor em Sociologia, reforça que “propriedade intelectual é primordial para a economia do conhecimento, o desenvolvimento por meio da ciência e tecnologia já uma realidade para todos nós. Tão importante quantos os títulos físicos necessários para a economia, quanto mais a economia se baseia no conhecimento mais importante se torna a propriedade intelectual”.

Participaram ainda do evento a professora Marinilza Bruno de Carvalho, docente da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e Rafaela Di Sabato Guerrante, pesquisadora do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

*Créditos de imagem: Divulgação do evento / Edgard Leite Ferreira Neto, Subsecretário de Ensino Superior, Pesquisa e Inovação do Estado do Rio de Janeiro e professora Marinilza Bruno de Carvalho, docente da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

Seminário Propriedade Intelectual nas Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação - Dia 1 - YouTube

Seminário Propriedade Intelectual nas Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação - Dia 2 - YouTube

 

Por Jornal da República em 12/07/2023
Publicidade

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Juíza Sheila Draxler determina rescisão de contratos temporários da Prefeitura de Cabo Frio
09 de Julho de 2024

Juíza Sheila Draxler determina rescisão de contratos temporários da Prefeitura de Cabo Frio

Polícia Civilda 42ª DP (Recreio) prendem homens com carga de painéis solares adquiridos fraudulentamente
05 de Junho de 2023

Polícia Civilda 42ª DP (Recreio) prendem homens com carga de painéis solares adquiridos fraudulentamente

Festas Julinas: Prefeitura de Niterói promove eventos pela cidade
13 de Julho de 2023

Festas Julinas: Prefeitura de Niterói promove eventos pela cidade

Niterói lança segunda fase do Programa Niterói Jovem EcoSocial
04 de Agosto de 2022

Niterói lança segunda fase do Programa Niterói Jovem EcoSocial

Aguarde..