Diretor Artístico Márcio Moura, revela preparativos da Viradouro para o Carnaval com enredo 'Malunguinho'

   Diretamente do campo olímpico para a última hora da Feijoada da Mocidade, Márcio Moura, diretor artístico da Viradouro, compartilhou detalhes sobre os preparativos da escola de samba para o próximo carnaval.

Em uma conversa animada, Moura revelou que a equipe da Viradouro ainda não parou de trabalhar, mesmo após a vitória no último carnaval. "Descansou um pouquinho? Nada! Foi o tempo de respirar e já começamos a trabalhar no novo enredo. Quando você é campeão, tem que preparar o melhor. Paramos uma semana, talvez mais, para estruturar o que deu errado, porque mesmo com o campeonato, coisas sempre dão errado. Precisamos alcançar a excelência no nosso trabalho", disse.

A dedicação e o esforço contínuos são cruciais para o sucesso da escola. "Carnaval é o ano inteiro para quem é de escola de samba. É tempo de preparo, pré-produção, produção para um dia só de festa. Então tem que ser muito bem feito, por isso que é o Maior Espetáculo da Terra", explicou Moura.

Ele enfatizou a importância do trabalho coletivo: "São muitas horas, dias de ensaio para esse único dia. Temos que ficar atentos a todos os pormenores para ser campeões mais uma vez, se Deus quiser."

Sobre o enredo deste ano, Márcio Moura revelou que a Viradouro está se preparando para contar a história de "Malunguinho". "É uma viagem muito interessante dentro da cultura afro-indígena, uma religião da Jurema Sagrada. Mais uma vez, a Viradouro traz histórias que precisam ser conhecidas ou reconhecidas dentro do universo do carnaval", explicou.

Moura destacou a função social do carnaval e a importância de trazer temas que possam mudar a sociedade e trazer conhecimento. "O carnaval tem isso, acaba sendo um estudo de variados assuntos. No caso da Viradouro, sempre trazemos personalidades e temas que revivem a nossa história. Isso é fundamental."

A Viradouro está localizada na Estrada do Contorno, em Niterói. A escola está sempre de portas abertas para a comunidade, com eventos frequentes e uma programação diversificada. Os ensaios de bateria acontecem às terças-feiras, e quando os ensaios de rua começarem, serão realizados na Amaral Peixoto, sempre aos domingos.

Para acompanhar as novidades e eventos da escola, basta seguir a Viradouro nas redes sociais: Instagram e YouTube (@unidosdeviradouro).

Por Jéssica Porto e Robson Talber/ Repórter Oscar Müller
 

Por Jornal da República em 07/07/2024
Aguarde..