Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
“Promessas serão cumpridas”, diz Donald Trump em discurso da vitória
Candidato republicano alcança 267 delegados e assegura virtualmente retorno à Presidência dos Estados Unidos
O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump e seu companheiro de chapa J.D. Vance discursam para apoiadores em Mar-a-Lago, Flórida, nesta quarta-feira (6/11), horário de Brasília, já em como vitoriosos. “Promessas serão cumpridas”, disse Trump.
A definição, indicada pela Associated Press (AP), aconteceu às 4h25 desta quarta-feira (6/11), horário de Brasília.
Após agradecer a todo o público pelo apoio e pelos votos, Trump, ao lado da esposa, Melania, ressaltou que “esse foi o maior movimento político, nunca antes visto na história dessa país”
“Vamos ajudar o nosso país a ser recuperar, vamos resolver as nossas fronteiras e todos os outros problemas do nosso país. Superamos obstáculos que não achavam possíveis, e olha só o que aconteceu? Não é uma loucura? Mas é uma vitória política nunca antes vista no nosso país”
Trump prometeu lutar por toda a América e repetiu seu bordão: “Para todos os cidadãos, lutarei por vc, por sua família, com cada fibra do meu corpo, até que tenhamos a América que queremos, teremos a era de ouro dos EUA, que nos permitirá tornar a América grande novamente”.
Vance não foi esquecido: “Quero ser o primeiro a dar os parabéns para o nosso vice-presidente eleito dos EUA, J. D Vence, e a sua maravilhosa esposa, e esse cara é demais. Ir para o campo do inimigo, ir para uma certa rede, mas ele chega lá e acaba com todos eles”.
A vitória
O bilionário de 78 anos superou, segundo as projeções, a candidata do Partido Democrata, Kamala Harris, ao atingir a maioria dos 538 delegados do Colégio Eleitoral.
Ao todo, Trump já emplacou 267 dos 270 delegados necessários.
Ainda sem atingir os 270 delegados necessários para ser eleito o presidente dos Estados Unidos, Trump lidera a apuração dos votos com 267 delegados frente aos 224 de sua oponente Kamala Harris.
A Associated Press já projetou vitória de Trump em Carolina do Norte, Idaho, Iowa, Kansas, Montana, Utah, Missouri, Ohio, Texas, Wyoming, Dakota do Sul, Nebraska, Dakota do Norte, Lousianna, Arkansas, Alabama, Flórida, Indiana, Kentucky, Mississippi, Oklahoma, Carolina do Sul, Tenneessee, Virgínia Ocidental e Um estado-chave, Pensilvânia, somando 267 delegados em 25 estados.
Kamala Harris levou no Havai, Virginia, Novo México, Maine, Oregon, California, Washington, Colorado, Nova York, Illinois, Delaware, Nova Jersey, Connecticut, Massachussetts, Maryland, Rhode Island e Vermont e está com 210 delegados em 17 estados, além do Distrito de Colúmbia (DC), conforme a AP.
Aguarde atualizações…
Eleições nos EUA: Partido Republicano conquista a maioria do Senado
Neste ano, eleitores norte-americanos elegeram 34 novos senadores, o que representa um terço das 100 cadeiras da Casa. Democratas dominaram o Senado nos últimos 4 anos.
O Partido Republicano conquistou a maioria no Senado dos Estados Unidos na eleição desta terça-feira (5), retomando o controle da Casa, que estava com os democratas desde 2020.
Os eleitores norte-americanos elegeram 34 senadores nas eleições deste ano, o que representa um terço das 100 cadeiras do Senado.
Até então, o Senado era composto por 51 democratas e 49 republicanos. No entanto, o Partido Democrata perdeu uma cadeira na Virgínia Ocidental e outra em Ohio.
Cada senador tem um mandato de seis anos, com eleições realizadas a cada dois anos para renovar um terço das cadeiras.
Com a nova maioria, o Partido Republicano assumirá o controle das pautas e decisões do Senado — um fator que pode influenciar diretamente as políticas da próxima presidência dos EUA.
Por g1
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!