Doutora Gisele Rondon, destaca desafios no cenário mundial para os direitos das mulheres

  No II Simpósio realizado no Fairmont, em Copacabana, o debate sobre os desafios enfrentados pelas mulheres no contexto global ganhou destaque. Ao lado do renomado Silva Neto, juíza de Direito do Maranhão, Dra. Gisele Rondon, perspectivas cruciais sobre a situação atual das mulheres em meio a avanços e desigualdades persistentes.

Sob o tema "A mulher no cenário mundial", a Dra. Gisele Rondon apresentou uma palestra instigante, destacando que, apesar das conquistas da globalização e dos avanços tecnológicos, o abismo entre homens e mulheres persiste em diversas esferas.

“Ainda há muito a ser conquistado”, ressalta a Dra. Rondon. Ela enfatizou as disparidades salariais gritantes, onde as mulheres com o mesmo nível de qualificação profissional conseguem obter desempenho consideravelmente inferior aos dos homens. Apesar dos marcos históricos como o direito ao voto, as pílulas anticoncepcionais e a inserção no mercado de trabalho, a luta pela igualdade permanece.

A juíza destacou ainda a realidade preocupante enfrentada por mulheres negras, pardas e indígenas, evidenciando um abismo ainda maior. Ressaltou casos recentes de violência, como o da querida An Rique Mar em São Paulo, e a trágica perda da cantora Sara, vítimas de feminicídio.

Questionada sobre ações para mitigar essa realidade, a Dra. Gisele Rondon enfatizou a importância da educação e conscientização, não apenas das mulheres, mas também dos homens. Ela propôs um trabalho conjunto para desconstruir comportamentos violentos e lançou iniciativas, como um grupo educativo voltado para homens envolvidos em casos de violência doméstica.

Ao encerrar uma entrevista, a Dra. Gisele Rondon expressou sua gratidão pelo convite e enfatizou a necessidade de efetividade nos direitos das mulheres. “É uma honra coordenar este simpósio e reforçar a importância de garantir que esses direitos sejam efetivos”, destacou.

O evento, que contou com a participação do Ministro Humberto Martins, foi um espaço fundamental para debater e refletir sobre os desafios atuais e futuros na busca pela igualdade de gênero e proteção dos direitos das mulheres.

Por Jéssica Porto e Robson Talber/ Repórter Oscar Müller
 

Por Jornal da República em 21/11/2023
Publicidade

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Líder do PL no Senado diz que Judiciário quer 'exterminar' a oposição
08 de Fevereiro de 2024

Líder do PL no Senado diz que Judiciário quer 'exterminar' a oposição

Virada Histórica em Mangaratiba: Luiz Cláudio Ribeiro é Eleito Prefeito
07 de Outubro de 2024

Virada Histórica em Mangaratiba: Luiz Cláudio Ribeiro é Eleito Prefeito

Elites econômicas já traçam plano para se livrar de Bolsonaro, diz William Waack
02 de Setembro de 2021

Elites econômicas já traçam plano para se livrar de Bolsonaro, diz William Waack

CCJ sabatina Augusto Aras na terça, com relatório favorável e participação popular
24 de Agosto de 2021

CCJ sabatina Augusto Aras na terça, com relatório favorável e participação popular

Aguarde..