Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
O dia da Enfermagem, 12 de maio, foi comemorado de maneira muito especial no Hospital da Mulher Heloneida Studart. Localizada em São João de Meriti, Baixada Fluminense, a instituição recebeu mais uma edição do Plateias Hospitalares, projeto da associação Doutores da Alegria, cuja proposta é a de levar cultura gratuita a diversos hospitais públicos da capital e da região metropolitana do Rio de Janeiro.
Em uma homenagem a todos os profissionais de saúde que atuam no Heloneida Studart, a CIA pela Ponta do Nariz apresentou o espetáculo "Pela Ponta do Nariz - Um cortejo musical de palhaços", arrancando muito riso da plateia que, ao longo de 40 minutos interagiu com os quatro enfermeiros-palhaços no auditório do hospital, em uma apresentação voltada especialmente para os homenageados da semana.
Segundo Rita Padilha, assessora de planejamento do Hospital, as ações realizadas por Doutores da Alegria, são momentos que transformam o ambiente hospitalar de forma muito positiva. " É sempre muito bom receber a equipe dos Doutores da Alegria aqui no hospital, especialmente por conta da alegria que eles transmitem. É um momento de descontração, embora estejamos em um ambiente hospitalar que, nem sempre é favorável à alegria, eles trazem experiências lúdicas e leves e, isso é muito importante."
Formado por Baqueta, Chantilly, Glleicy Mel e Serenato, o espetáculo reproduziu de forma divertida, a rotina dos profissionais, sempre envoltos com a atenção ao paciente. Da consulta ao parto, tudo foi retratado com bastante humor, valorizando a importância destes profissionais no dia a dia da população que busca atendimento nos hospitais.
Doutores da Alegria e sua atuação
Doutores da Alegria é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que transita pelos campos da saúde, da cultura e da assistência social e é reconhecida e premiada internacionalmente pelo impacto de suas ações. Apesar de o trabalho realizado ser gratuito para os hospitais e o público, a organização fez a opção por contratar profissionais formados em Artes Cênicas e com experiência na linguagem do palhaço, ou seja, os profissionais são remunerados e não voluntários.
Sua proposta principal é intervir socialmente tendo a arte como mecanismo de intervenção para crianças, adolescentes e outros públicos em situação de vulnerabilidade e risco social, privilegiando hospitais públicos e ambientes adversos, tendo a linguagem do palhaço como referência. Através de ações programadas e coordenadas entre a sede em São Paulo e as unidades de Recife e Rio de Janeiro, Doutores da Alegria propõe o estabelecimento de um canal onde, além do bem-estar social do público-alvo, também se estabeleçam canais de diálogos reflexivos com a sociedade, compartilhando o conhecimento produzido através de formação, pesquisa, publicações e manifestações artísticas, contribuindo para a promoção da cultura e da saúde e inspirando políticas públicas universais e democráticas para o desenvolvimento social sustentável.
Instalada no Rio de Janeiro desde 2009, Doutores da Alegria desenvolve um importante trabalho por meio do projeto Plateias Hospitalares, que acontece em 06 hospitais públicos do Estado e do município, com uma programação artística e gratuita que inclui teatro, música, dança, circo e poesia. Tais ações ampliam cada vez mais as relações entre arte e saúde, contribuindo diretamente para o bem-estar de quem está impossibilitado de ter acesso à cultura.
Dentro do Plateias Hospitalares, incursões teatrais, cortejos musicais e contação de histórias movimentam o ambiente hospitalar proporcionando momentos, não só de cultura, mas de bem-estar ao público que está inserido no ambiente, conforme explica Silvia Contar, responsável pela unidade fluminense.
A associação não realiza ações de pedidos de colaborações nas ruas ou em meios de transporte. Para saber mais sobre o trabalho da instituição e como ser parceiro dos Doutores, basta acessar o site oficial www.doutoresdaalegria.org.br.
Fonte: Joice Hurtado
Assessoria de Comunicação
Foto: Divulgação
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!