Dr. LUIZINHO vice-governador - Dornelles vira aos 45 do segundo tempo

O único Ex Governador que escapou ileso, Dornelles mostra que ainda tem muita força

Dr. LUIZINHO vice-governador - Dornelles vira aos 45 do segundo tempo

Terminou sem acordo a reunião entre o governador Cláudio Castro e o presidente do União Brasil, Antônio Rueda, para a escolha do novo candidato a vice. As consequências práticas do fim das negociações são: o União Brasil vai sair formalmente da coligação liderada pelo PL e o deputado Dr. Luizinho, presidente regional do PP, deve ser anunciado neste domingo como o parceiro de chapa do governador.

Por quatro horas, Castro tentou exaustivamente entendimento com Rueda. Não houve evolução. O dirigente partidário insistiu no nome do deputado Vinicius Farah, que foi rejeitado pelo governador por conta de restrições colocadas por outras siglas da coligação, em especial o MDB e o PP. Também no PL, partido de Castro, houve resistência à indicação do ex-prefeito de Três Rios.

Para contornar os obstáculos,  Castro desejava contemplar o União Brasil através da indicação do deputado Thiago Pampolha, aprovado tacitamente pelas agremiações aliadas. Foi a vez de Rueda vetar, por entender que o parlamentar seria uma escolha mais do governador do que  exatamente da cúpula partidária.

Ao término do encontro, no Palácio Laranjeiras, Rueda entregou a Cláudio Castro carta em que formalizou  o desligamento do União Brasil da coligação.

Há dúvidas sobre os efeitos práticos do documento, pois o registro da aliança já fora homologado e o prazo para as deliberações partidárias desta natureza em convenção também já se expirara. Portanto, é praticamente nula a possibilidade de o candidato do PL perder o tempo de televisão do União Brasil. O único prejuízo já contabilizado pelo Palácio Guanabara seria a não liberação de verba do fundo eleitoral do partido.

Apesar de o União Brasil aventar a possibilidade de apoiar a candidatura de Marcelo Freixo, diante do rompimento das negociações com Cláudio Castro, não se acredita na possibilidade efetiva dos candidatos da nominata do partido debandarem em direção à candidatura adversária.

Sem exceção, todos estão envolvidos na campanha à reeleição do governador, em especial os atuais deputados estaduais e federais. Uma guinada a 15 dias das eleições teria efeitos imprevisíveis em suas próprias campanhas e não seria assimilada pelo eleitor.

Se confirmada, a escolha de Dr.Luizinho manterá a coerência da narrativa da candidatura de Cláudio Castro de valorização da Baixada Fluminense. Ex-secretário de saúde do Estado, Luizinho tem base em Nova Iguaçu e é muito próximo do prefeito Rogério Lisboa.

Fonte  Agenda do Poder

 

Por Jornal da República em 11/09/2022
Aguarde..