E-commerce deve atingir R$ 91 bilhões, impulsionado pela Copa do Mundo

E-commerce deve atingir R$ 91 bilhões, impulsionado pela Copa do Mundo

A Copa do Mundo, que acontece até dia 18 de dezembro, impulsiona o motor de vendas em todo o Brasil.

Apesar da alta inflação, as empresas de varejo e e-commerce de todos os segmentos estão com a expectativa nas alturas.  Afinal, o modelo de consumo on-line cresceu muito nos últimos meses. Só no primeiro semestre deste ano, o e-commerce representou 118,6 bilhões de vendas, de acordo com a 46ª edição do Webshoppers da Nielsen | Ebit.

A previsão da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico é que, neste segundo semestre, o e-commerce alcance um volume de vendas de R$ 91,5 bilhões. Lembrando que as vendas em marketplaces representam quase 80% do comércio digital.

No entanto, é fundamental que as marcas estejam preparadas para garantir uma completa jornada do cliente, que vai desde a disponibilidade do produto à entrega no prazo.

Claudio Dias, CEO da Magis5

“Com o aumento das vendas neste período, o lojista tem que preparar seu estoque para não vender sem ter mercadorias e causar frustrações a seus clientes, negociar com fornecedores e preparar sua equipe”, diz Claudio Dias, CEO da Magis5, plataforma de automação e gestão em marketplaces.

Como vender mais na Copa do Mundo

Para auxiliar as marcas nas vendas e evitar problemas logísticos, Claudio indica que não há fórmula mágica, no entanto, existem algumas ações preditivas que contribuem para a satisfação dos clientes.

  1. Uma delas é realizar ações de venda de produtos que estão parados há mais tempo. “Queima de estoque, aumento da base de potenciais clientes e promoções são algumas oportunidades que aumentarão o faturamento e relevância de sua marca”, destaca.
  2. A negociação de prazos com fornecedores é imprescindível para não ser pego de surpresa. “Ter uma comunicação transparente é uma prática essencial para a marca ser mais assertiva e não ter problemas de falta de uma mercadoria que é mais vendida na loja”, sublinha o CEO. 
  3. Cumprir prazos é decisivo para a sua loja ter ou não sucesso. “Caso contrário, pode ter o efeito oposto e causar perdas de clientes e queda na reputação”, reforça.
  4. Com tantas datas comemorativas próximas (logo após a Copa do Mundo vem Natal e Réveillon), além de uma equipe preparada, o lojista precisa de ferramentas que auxiliem na gestão do seu negócio. Assim, é possível aumentar as vendas dos produtos, ganhar qualidade e manter a reputação da empresa. “Utilizar um hub de automação e gestão de seu e-commerce em marketplace irá auxiliar o lojista a ter muito mais tempo para criar soluções assertivas, negociar com seus fornecedores, escolher melhor seu portfólio de produtos. Esse preparo para atender o mercado vai ajudar a evitar erros que podem dar prejuízos ao seu negócio”, destaca Dias.
  5. Boa reputação é essencial nesse momento. “Utilizar as redes sociais para destacar depoimentos de clientes que já tiveram uma boa compra com sua empresa trará maior autoridade”, reforça.
  6. Outra dica é produzir conteúdos relevantes. Se o seu nicho de negócio permitir, vale a pena fazer posts sobre produtos e adereços relacionados ao mundial para ter mais engajamento de seu público e conquistar mais clientes.

SOBRE A STARTUP MAGIS5

Fundada em 2019, e com sede em Rio Claro, interior de São Paulo, a startup Magis5, enquanto hub de automação e gestão de e-commerce em marketplaces, ajuda vendedores a escalarem seu negócio. A plataforma reúne vendedores de marketplaces como Mercado Livre, Amazon, Shopee, Magalu, entre tantos outros

 

Por Jornal da República em 03/12/2022
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