Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
Diretamente do Fairmont, no evento realizado pela Ademi e Sinduscon-Rio com apoio da Lide e patrocínio da Firjan, autoridades municipais e representantes do setor privado se reuniram para discutir os desdobramentos do Novo Plano Diretor do Rio de Janeiro. O evento contou com a presença do prefeito Eduardo Paes, um dos grandes incentivadores dessa iniciativa que promete redefinir o futuro urbanístico da cidade.
Durante o evento, Eduardo Paes destacou os avanços do Novo Plano Diretor, ressaltando a importância da integração entre o setor público e privado na sua elaboração e implementação. "Essa união é fundamental. Quem toca a economia, quem paga impostos para sustentar o poder público, quem gera empregos é o setor privado", enfatizou o prefeito.
O Novo Plano Diretor simplificou a legislação e criou mecanismos que flexibilizaram o uso da cidade, proporcionando mais liberdade aos empreendedores. Com uma visão moderna, o plano visa ocupar áreas já urbanizadas da cidade, buscando conter a expansão desenfreada e favorecendo locais com infraestrutura consolidada.
“Essa abordagem torna a cidade mais sustentável e economicamente viável”, explicou Paes. Ele ressaltou ainda a importância de um diálogo constante entre o executivo e legislativo para promover as adaptações possíveis e garantir a efetivação rápida do novo plano diretor.
Um dos pontos de destaque do plano é a autorga onerosa, prevista para ser renovada num prazo de cinco anos. Paes destacou que, embora dependa do momento do mercado, essa é uma ferramenta importante para o desenvolvimento urbano e para gerar recursos para a cidade.
Com a presença de Eduardo Paes, o evento no Fairmont sobre o Novo Plano Diretor do Rio de Janeiro proporcionou uma discussão relevante e mostrou o compromisso das autoridades em construir uma cidade mais sustentável e adaptada às necessidades da população e do desenvolvimento econômico.
Plano Diretor em pauta
Ademi-RJ e Sinduscon-Rio receberam, nesta quinta (02/5), representantes do poder executivo e do poder legislativo municipal para um fórum sobre o Plano Diretor.
Na ocasião, o prefeito Eduardo Paes e o presidente da Câmara, Carlo Caiado, foram homenageados num almoço, como forma de reconhecimento pelo amplo debate promovido sobre o tema.
As duas entidades promoveram o encontro para explicar às empresas associadas os detalhes da nova legislação. Thiago Dias, subsecretário executivo de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação, e o vereador Rafael Aloisio Freitas, presidente da comissão que monitora a implantação do Plano Diretor, comentaram os desafios da aprovação da nova lei.
“Foi muito importante contar com a disposição da Prefeitura e da Câmara para ouvir as demandas do mercado”, destacou Saceanu. “A outorga onerosa foi um bom exemplo do debate entre o público e o privado”, acrescentou.
"O Plano Diretor tem muito a acrescentar para os mercados da construção civil e imobiliário. Por isso, a importância de reconhecer e homenagear o trabalho, tanto poder executivo quando do legislativo municipal nesses dois anos de discussão em parceria com os setores", afirmou Cláudio Hermolin, presidente do Sinduscon-Rio.
Por Jéssica Porto e Robson Talber/ Repórter Ralph Lichotti
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!