Eleição da OAB-RJ acontece nesta segunda; candidato à presidência, Marcello Oliveira vota pela manhã

Eleição da OAB-RJ acontece nesta segunda; candidato à presidência, Marcello Oliveira vota pela manhã

Candidato à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil - RJ, o advogado Marcello Oliveira, da "Chapa 3 -Reviravolta", de oposição, votou, pela manhã, no prédio da Bolsa de Valores, no Centro do Rio, pelas eleições da Ordem, que acontecem nesta segunda-feira (25).

A votação acontece  das 9h às 17h em todo o estado. Na ocasião, toda a advocacia fluminense participa da escolha da diretoria da Seccional para o triênio de 2025 a 2027 e dos representantes das subseções de todo o Rio de Janeiro. 

O voto é obrigatório, conforme o artigo 26, do Provimento nº 222/2023 do CFOAB, sendo facultativo apenas o voto dos(as) advogados(as) maiores de 70 anos.

Ainda de acordo com o artigo 26, não é possível votar estando inadimplente. E, para aqueles que não votarem, haverá cobrança de multa equivalente a 20% do valor da anuidade.

"Precisamos convocar toda a advocacia a votar. É um momento único de promovermos mudanças. Não deixe de participar, compareça", disse Marcello Oliveira, ao votar.

*Sobre a Chapa 3*

Com mais de 20 anos dedicados à advocacia, a chapa encabeçada por Marcello quer eliminar as influências políticas externas e devolver a OABRJ para a advocacia por entenderem que a chapa da situação representa um pequeno grupo de advogados influentes nos Tribunais que não defende a maioria da advocacia real, aquela que depende do bom funcionamento da Justiça para sobreviver. Nesse sentido, propõem a eleição direta para o quinto constitucional.

A Chapa 3 entende que a Ordem tem que empreender ações para valorizar os honorários profissionais e enfrentar a politica do TJRJ que inviabiiza o acesso ao judiciário, por conta das abusivas custas e taxas judiciais, além de ter substituído os servidores concursados por estagiários, prejudicando o bom atendimento nos cartórios. Entende que a OABRJ deve também combater a cobrança da taxa judiciária exigida para a cobrança judicial de honorários. A Chapa 3 quer dar condições à advocacia real de trabalhar, ganhar dinheiro e obter prosperidade na profissão em igualdade de condições com qualquer outro advogado.

A redução da anuidade e aumento da eficiência da gestão são outras propostas da Chapa 3. A implementação de processo eletrônico e de uma plataforma de serviços virtuais que customizem toda a entrega da OABRJ para os advogados, permitindo que haja agendamento e visualização de todos os serviços de acordo com o perfil individual do colega vão trazer a Ordem para um outro patamar de atuação.

Importante notar que a Chapa 3 entrou com impugnação contra a Chapa 1 na eleição por entender que a situação não cumpriu com o requisito da cota eleitoral de 30% para advogados negros e negras.

 

Por Jornal da República em 25/11/2024

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Baile Melhor Idade Para Dançar anima o Shopping Nova Iguaçu nesta quinta-feira (27)
27 de Março de 2025

Baile Melhor Idade Para Dançar anima o Shopping Nova Iguaçu nesta quinta-feira (27)

Com mais de 10 milhões de plays nas plataformas digitais, Fernanda Tomadon lança novo projeto musical
08 de Abril de 2024

Com mais de 10 milhões de plays nas plataformas digitais, Fernanda Tomadon lança novo projeto musical

O livro ‘Associação Brasileira de Imprensa: Uma história não contada’ será lançado na Livraria Travessa do Leblon, RJ, dia (03/05), às 19h  A obra foi escrita pelo advogado e autor Jansen Oliveira
25 de Abril de 2024

O livro ‘Associação Brasileira de Imprensa: Uma história não contada’ será lançado na Livraria Travessa do Leblon, RJ, dia (03/05), às 19h A obra foi escrita pelo advogado e autor Jansen Oliveira

Geral do Povo’ cresce 60% em audiência e registra maior número desde a estreia
23 de Fevereiro de 2024

Geral do Povo’ cresce 60% em audiência e registra maior número desde a estreia

Aguarde..