Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
Candidato à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil - RJ, o advogado Marcello Oliveira, da "Chapa 3 -Reviravolta", de oposição, votou, pela manhã, no prédio da Bolsa de Valores, no Centro do Rio, pelas eleições da Ordem, que acontecem nesta segunda-feira (25).
A votação acontece das 9h às 17h em todo o estado. Na ocasião, toda a advocacia fluminense participa da escolha da diretoria da Seccional para o triênio de 2025 a 2027 e dos representantes das subseções de todo o Rio de Janeiro.
O voto é obrigatório, conforme o artigo 26, do Provimento nº 222/2023 do CFOAB, sendo facultativo apenas o voto dos(as) advogados(as) maiores de 70 anos.
Ainda de acordo com o artigo 26, não é possível votar estando inadimplente. E, para aqueles que não votarem, haverá cobrança de multa equivalente a 20% do valor da anuidade.
"Precisamos convocar toda a advocacia a votar. É um momento único de promovermos mudanças. Não deixe de participar, compareça", disse Marcello Oliveira, ao votar.
*Sobre a Chapa 3*
Com mais de 20 anos dedicados à advocacia, a chapa encabeçada por Marcello quer eliminar as influências políticas externas e devolver a OABRJ para a advocacia por entenderem que a chapa da situação representa um pequeno grupo de advogados influentes nos Tribunais que não defende a maioria da advocacia real, aquela que depende do bom funcionamento da Justiça para sobreviver. Nesse sentido, propõem a eleição direta para o quinto constitucional.
A Chapa 3 entende que a Ordem tem que empreender ações para valorizar os honorários profissionais e enfrentar a politica do TJRJ que inviabiiza o acesso ao judiciário, por conta das abusivas custas e taxas judiciais, além de ter substituído os servidores concursados por estagiários, prejudicando o bom atendimento nos cartórios. Entende que a OABRJ deve também combater a cobrança da taxa judiciária exigida para a cobrança judicial de honorários. A Chapa 3 quer dar condições à advocacia real de trabalhar, ganhar dinheiro e obter prosperidade na profissão em igualdade de condições com qualquer outro advogado.
A redução da anuidade e aumento da eficiência da gestão são outras propostas da Chapa 3. A implementação de processo eletrônico e de uma plataforma de serviços virtuais que customizem toda a entrega da OABRJ para os advogados, permitindo que haja agendamento e visualização de todos os serviços de acordo com o perfil individual do colega vão trazer a Ordem para um outro patamar de atuação.
Importante notar que a Chapa 3 entrou com impugnação contra a Chapa 1 na eleição por entender que a situação não cumpriu com o requisito da cota eleitoral de 30% para advogados negros e negras.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!