Eleições mirins em Caçador incentivam a participação democrática dos estudantes com o uso de urnas eletrônicas

Eleições mirins em Caçador incentivam a participação democrática dos estudantes com o uso de urnas eletrônicas

O município de Caçador (SC) promoveu dia 06 de Outubro eleições mirins para prefeito e vereador. A iniciativa, organizada pela Câmara de Vereadores em parceria com o cartório da 6ª Zona Eleitoral e o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, teve como objetivo principal incentivar a participação democrática dos estudantes.

Para garantir a transparência e eficiência do processo, foram utilizadas urnas eletrônicas cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral. A votação ocorreu em 25 escolas parceiras do projeto, com 31 seções eleitorais. Mais de 6.300 alunos, do sexto ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio, tiveram a oportunidade de exercer seu direito ao voto, escolhendo os candidatos a prefeito e vereadores representantes de cada escola.

O mandato dos eleitos terá início em fevereiro de 2024 e terá duração de dois anos. Além de proporcionar uma experiência real de votação, as eleições mirins têm como objetivo principal estimular o exercício da cidadania e conscientizar os futuros eleitores catarinenses sobre a importância da participação política.

A iniciativa de realizar eleições mirins com o uso de urnas eletrônicas demonstra o compromisso da cidade de Caçador em envolver os estudantes no processo democrático desde cedo. Ao proporcionar um ambiente propício para o debate político e a escolha de representantes, o município contribui para a formação de cidadãos mais conscientes e engajados.

Por: Arinos Monge.

Por Coluna Arinos Monge em 18/10/2023

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..