Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
Uma decisão do juiz Paulo Sérgio Barbosa de Oliveira, do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), atendeu a um pedido da coligação liderada pelo candidato a governador Jerônimo Rodrigues (PT) e concedeu uma liminar proibindo a divulgação de dados de uma pesquisa do Instituto Datafolha a respeito das intenções de voto para presidente da República no estado.
O levantamento em questão possuía questionamentos sobre três cargos: governador, senador e presidente. No entanto, o magistrado negou apenas a apresentação dos números relacionados aos postulantes da disputa presidencial e fixou uma multa de R$ 20 mil em caso de descumprimento. O Datafolha informou que vai recorrer.
A pesquisa, que foi contratada pela rádio Metrópole, de Salvador, começou a ser realizada na segunda-feira (22/8) e tinha previsão de divulgação nesta quarta-feira (24/8). Na ação, o PT alegou que a pesquisa estaria “eivada de inconsistências” e que haveria indução ao erro nas questões feitas aos eleitores.
Ausência de quesitos
Um dos pontos questionados pela coligação seria o fato de que, no registro da pesquisa, foi informada apenas a mensuração das intenções de voto para governador e senador. No entanto, de acordo com os autores da ação, os questionários também teriam incluído perguntas sobre a disputa pelo Planalto.
Outro questionamento foi sobre uma suposta ausência, no registro da pesquisa, do plano amostral e das ponderações “quanto a gênero, idade, grau de instrução, nível econômico da pessoa entrevistada e área física de realização do trabalho a ser executado”.
Da Editoria/Pleno News/Imagem: TRE-BA
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!