Em comemoração ao dia Mundial das Florestas (21) e ao dia Mundial da Àgua (22) , voluntários plantam Baobas

Em comemoração ao dia Mundial das Florestas (21) e ao dia Mundial da Àgua (22) , voluntários  plantam Baobas

Na semana em que se comemorou o Dia Mundial das Florestas (21) e o Dia Mundial da Água (22), foi realizada hoje uma AÇÃO DE VOLUNTARIADO, no Corredor Esportivo do Moneró, na Ilha do Governador.

Na ocasião foram plantadas 5 mudas de Baobás que foram extraídas no passado do Baobá já existente no local e que foram desenvolvidas e preservadas dentro do Viveiro de Mudas da CEDAE, na Estação de Tratamento do Guandu, pelo Projeto Replantando Vida.

A ação de voluntariado é um trabalho feito pelo Projeto Engenhando a Cidade (de estudantes de Engenharia da Politécnica da UFRJ), Associação de Mulheres da Ilha do Governador – AMUIG e conta com apoio do Grupo de Sustentabilidade da ALERJ,  e Movimento Baía Viva.

O Baobá é uma árvore milenar. O Baobá é originária do continente africano e faz parte da flora de Madagascar. Conhecida também como embondeiro, imbondeiro ou calabaceira, ela carrega um lado místico: segundo a lenda, se uma pessoa for enterrada em seu tronco, a alma permanece viva enquanto a árvore existir.

O seu tronco oco, além de ser resistente ao fogo, é um grande reservatório natural de água, com capacidade para armazenar até 120 mil litros durante os períodos de chuva. O que faz com que ela seja chamada de árvore garrafa.

O Baobá é uma árvore versátil, pois pode ser aproveitada de diversas maneiras. Seus frutos, chamados de mukua, são ricos em vitamina C, potássio e cálcio. Já a casca é utilizada na produção de cordas e tecidos. Isso sem falar em suas folhas, que contém propriedades medicinais e servem como temperos.

Essa árvore milenar pode viver até 6 mil anos. Incrível, não é mesmo? O seu nome científico é Adansonia Digitata, uma homenagem ao pesquisador francês Michel Adanson, o responsável por descobrir sua existência. Na fase adulta, a árvore chega a medir até 25 metros de altura, com seu tronco chegando até 11 metros de diâmetro.

O Baoba se tornou muito conhecido  pelo livro " Pequeno Príncipe " de Antoine de Saint-Exupéry e tambem pelo desenho animado Madagascar, da Pixar.

Esse ano o Baobá também será  o Enredo da Escola de Samba Portela, "IGI OSÈ BAOBÁ " .
Com esse plantio  em breve, a Ilha do Governador poderá também ser conhecida “Ilha dos Baobás”, tal qual a região onde mais prolifera no mundo que é Madagascar, pois terá o maior conjunto de Baobás em único bairro do país.


O plantio do Baobá é um ato de consciência ambiental, e de respeito à natureza e a   criação de um símbolo que será admirado por todas as futuras gerações.

No evento estiveram  os Vereadores Vitor Hugo , Felipe Michel , Pedro Duarte , o Presidente do Conselho da Juventude da Associação Comercial ,   Pedro Rangel, o Diretor Geral da ALERJ , Wagner Victer , do Seu Hilário que cuida do Bosque local e   Integrantes da Escola de Samba Portela que  traz o Baoba como Enredo.

Por Jornal da República em 26/03/2022
Aguarde..