Emerj completa 35 anos e recebe homenagem no Cristo

Emerj completa 35 anos e recebe homenagem  no Cristo

A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj) completa 35 anos de existência em 2023 e, em celebração à sua história, foi homenageada pelo Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor na última segunda-feira (16/10). Na ocasião, o Cristo Redentor foi iluminado de azul em reverência à escola e aos professores pelo Dia do Mestre comemorado no dia 15 de outubro. 

Durante a cerimônia, o padre Omar Raposo, reitor do Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor ressaltou a importância do tema da educação de qualidade e da busca pelo bem comum.  “Agradecemos à Deus pelo trabalho, pelo ensino, pela competência e pelo conhecimento adquirido e por sua renovação. O Direito é vivo e precisa, de forma contínua, que nossa capacidade de interpretação, nossa hermenêutica, esteja profundamente atualizada e customizada as novas realidades. O ambiente acadêmico conduzido pelos senhores tem essa característica, por isso é um grande destaque e está há mais de 30 anos colaborando com a formação dos nossos magistrados”, afirmou o reitor do Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor.

O diretor-geral da Emerj, desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo, explicou que a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro é uma escola judicial, que prepara o jovem que quer ser juiz, depois trabalha com esse jovem com matérias humanistas, porque conhecimento técnico-jurídico ele já tem, mas precisa conhecer mais sobre a caridade, as vulnerabilidades, a questão de gênero, do respeito e a inclusão. “Estou muito emocionado. Hoje foi difícil de trabalhar com a ansiedade que havia na Emerj. Agradeço ao Santuário e aos nossos professores, sem os quais, nenhum de nós estaria aqui. Essa homenagem é à Emerj, mas também a todos os professores do nosso país”, completou.

O diretor-geral da Emerj, desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo; o reitor do Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, padre Omar Raposo; professores e funcionários da escola

Emerj 35 anos
Criada há 35 anos, a Emerj tem a missão de formar, aperfeiçoar magistrados e disseminar o conhecimento jurídico, promovendo a indispensável atualização aos operadores do Direito. Seja no Curso de Especialização em Direito Público e Privado ou nos Cursos de Especialização em diversas áreas do Direito, todos em nível de pós-graduação lato sensu, credenciados pelo Conselho Estadual de Educação, a Escola busca oferecer a seus alunos o aprimoramento do raciocínio e do conhecimento jurídico atualizado, alicerçado em sólidos valores éticos. 

História da Emerj

A Emerj, pioneira entre as Escolas da Magistratura, é uma instituição de ensino destinada à formação e aperfeiçoamento de magistrados e à disseminação do conhecimento jurídico. A Emerj foi criada pela Lei Estadual nº. 1395/1988, promulgada em 8 de dezembro de 1988, ano que marcou a história do país devido à promulgação da Constituição da República Federativa do Brasil. Assim, surgia uma nova Carta Magna e uma Escola que prepararia magistrados para um novo tempo.

A Emerj iniciou suas atividades com o Curso de Especialização em Direito Público e Privado, com natureza de pós-graduação lato sensu, voltado para bacharéis em Direito aprovados e classificados em prova de seleção. Pelas salas de aula, passaram alunos que atualmente são magistrados, promotores de Justiça, defensores públicos, procuradores, ministros e advogados renomados.

No decorrer dos anos, a Emerj ampliou sua atuação, tornando-se uma escola múltipla que cuida da formação continuada de todos os magistrados do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ).

Fotos: Maicon Souza/Emerj

 

Por Jornal da República em 19/10/2023
Publicidade

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Terceirizados e empregados CLT podem ter salários diferentes, decide STF
11 de Novembro de 2023

Terceirizados e empregados CLT podem ter salários diferentes, decide STF

Polícia de SP ficou seis dias com celular de assessor de Moraes; Zambelli foi avisada de ocorrência
15 de Agosto de 2024

Polícia de SP ficou seis dias com celular de assessor de Moraes; Zambelli foi avisada de ocorrência

Cães farejadores acham drogas no batalhão mais letal da PM em SP
11 de Agosto de 2021

Cães farejadores acham drogas no batalhão mais letal da PM em SP

Marco Aurélio diz que errou ao elogiar Moraes
12 de Janeiro de 2023

Marco Aurélio diz que errou ao elogiar Moraes

Aguarde..