Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
Com investimento de R$ 3 bilhões, a empresa chinesa BYD vai operar três fábricas de veículos elétricos na cidade de Camaçari, a 50 km da capital baiana, gerando cinco mil empregos. O anúncio da oficialização foi feito em um evento, nessa terça-feira (4), no Farol da Barra, em Salvador. O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, comentou a expectativa de investimento.
Uma das unidades será dedicada à produção de chassis para ônibus e caminhões elétricos. A outra, à fabricação de automóveis híbridos e elétricos, com capacidade estimada em 150 mil unidades por ano na primeira fase, podendo dobrar a produção. Esta será a primeira fábrica de carros elétricos da empresa no continente americano. A terceira unidade vai processar lítio e ferro fosfato, para atender ao mercado externo.
De acordo com o conselheiro do BYD, Alexandre Baldy, o início das atividades, previstas para o segundo semestre de 2024, ainda depende de acordo.
Na semana passada, a BYD, que é líder mundial na fabricação de veículos elétricos, anunciou a chegada ao mercado brasileiro do mais novo modelo, importado, pelo valor de quase R$ 150 mil. As negociações para a chegada da montadora chinesa à Bahia foram iniciadas em 2022, com a assinatura de um protocolo de intenções entre a BYD e o governo do estado. Elas prosseguiram, neste ano, após reuniões realizadas em abril, na China e no Brasil.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!