Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
Um encontro de autoras leva a literatura infantil e a temática social para o estande Livros para Voar, na Feira Iguassú, que acontece na Rua Getúlio Vargas, no Centro de Nova Iguaçu, neste sábado (11), a partir das 10h. Sarah dos Anjos autografa “Talita e a árvore multicor” sobre uma menina e suas aventuras no Parque Natural Municipal. Sandra Souza autografa o livro “Mulheres Pretas de Fé”, uma coletânea que reúne escritoras com a temática da experiência de fé em diversos segmentos.
A ação é do Programa Municipal de Incentivo à Leitura e à Escrita da Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig), com a parceria da Secretaria Municipal de Cultura.
“Trabalho com leitura e escrita há 30 anos. Sou professora de filosofia e história e bacharel em Direito. Dirijo a associação de mulheres Olumire, voltada para garantias de direitos e capacitação de geração de renda para mulheres em vulnerabilidade social e temos um eixo de literatura e escrita. Passei minha infância lendo Jorge Amado e Clarice Lispector e depois fui inspirada por autoras negras como Lélia Gonzalez, Audre Lorde, Maya Angelou, Michelle Obama e tantas outras mulheres”, destaca Sandra Souza, que escreveu um dos textos do livro “Mulheres pretas de fé”, organizado por Babá Gisele Rose e Pastora Verônica Cunha.
O estande Livros para Voar também vai promover o encontro dos leitores com a escritora Sarah dos Anjos, autora do livro “Talita e a árvore multicor”. A obra segue a história de Talita, uma garotinha de 5 anos que mora com os pais em Nova Iguaçu. Um dia ensolarado, a família decide visitar o Parque Natural de Nova Iguaçu, e é nesse cenário que a aventura acontece. O Parque Natural Municipal está localizado no conjunto do Maciço do Mendanha formado pelas serras do Mendanha, Gericinó e Madureira. Ele é composto por 1.100 hectares de área protegida da Mata Atlântica que rodeiam inúmeras cachoeiras e poços.
“Esta é uma história que combina aventura, aprendizado e consciência ambiental. Com ilustrações vibrantes de Sabinah Santos, a história inspira as crianças a protegerem a natureza e os animais, lembrando-nos de que a proteção ao meio-ambiente é responsabilidade de todos nós”, destaca Sarah dos anjos, de 28 anos, professora, estudante de artes e pedagogia.
A Feira Iguassú é um dos principais eventos da cidade, organizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig), em parceria com a sociedade civil. Evento gratuito, que fortalece a Economia Criativa, a feira reúne música, dança, boa gastronomia, moda, arte e artesanato.
Além da Tarde de Autógrafos e do Encontro com o Autor, a ação “Livros para Voar” recebe doações de livros, faz as publicações circularem pela cidade e fortalece os autores e a produção literária de Nova Iguaçu e da Baixada. A ação é dedicada aos romances de ficção e não ficção, poesias, biografias e estilos literários diversos. A ação acontece na Feira Iguassú, na Feira Multicultural Tinguá na Praça e outros grandes eventos na cidade. A ideia é a democratização de leitura que amplia o conhecimento.
São 11 totens com as caixas do projeto para receber doações de livros e para que qualquer pessoa possa pegar uma publicação gratuitamente para desfrutar da leitura. As caixas estão na sede da Fenig (rua Governador Portela, 812, no Centro de Nova Iguaçu); na Sala de Leitura Fenig, no TopShopping; Prefeitura de Nova Iguaçu; Igreja Santo Antônio da Prata; Igreja São Miguel Arcanjo, em Miguel Couto; OAB Nova Iguaçu; Casa de Cultura; Casa do Professor; Cefet-NI; Loja Caçula Nova Iguaçu e no Cras Terras de Marambaia.
Dia: Sábado - 11 de novembro. Hora: 10h às 17h. Local: Feira Iguassú – Rua Getúlio Vargas – Centro de Nova Iguaçu
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!