Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
Pré-candidatos e pré-candidatas reafirmaram as chances de vitória nas eleições majoritárias e a eleição de duas cadeiras na Câmara Municipal de Petrópolis. O pré-candidato a prefeito de Petrópolis, atual Presidente Estadual da Federação PSOL-Rede e Deputado Estadual, Yuri Moura, liderou o encontro na noite desta segunda-feira (13/05), que apresentou os eixos da pré-campanha, com a realização de círculos de debate sobre a cidade, o “Pra Frente Petrópolis!”, e anunciou Marcos Novaes como coordenador.
Embora as candidaturas oficiais sejam proclamadas apenas em agosto, o momento atual é de organização e análise do cenário eleitoral, os presentes reforçaram a importância de ampliar as mobilizações nos bairros e comunidades, na linha do trabalho que o Mandato Popular tem atuado na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) e em Petrópolis. Isto é, lutando por prevenção às tragédias, educação, transporte público, saúde e meio ambiente para um desenvolvimento econômico sustentável e com justiça social.
Entre os principais objetivos apontados no encontro ficou o de resgatar o potencial da cidade reposicionando Petrópolis no cenário nacional e internacional. O compromisso de romper com um ciclo vicioso de 20 anos de alternância de poder entre dois grupos políticos que, segundo os presentes, têm atrasado o desenvolvimento e a qualidade de vida no município.
"É hora de resgatar a autoestima do petropolitano e da petropolitana. Estamos diante de uma oportunidade real de vencer os velhos grupos políticos, andar pra frente e mostrar que Petrópolis não pode mais ser o lugar do medo da chuva, da falta de emprego e da ausência de esperança no futuro!", afirmou Yuri Moura durante o encontro.
A Vereadora Julia Casamasso, representante da Coletiva Feminista Popular, esteve no encontro. “Com muito trabalho, o PSOL tem mostrado uma forma diferente de fazer política, de gabinete aberto e nos bairros, junto da população. O PSOL se tornou uma alternativa para quem acredita que é possível mudar Petrópolis e a federação com a Rede Sustentabilidade é um avanço nesse sentido, pois reunimos forças em torno de um projeto comum: melhorar a cidade para os trabalhadores, as mães, a juventude, para todos que constroem a nossa história, dia a dia. Nas próximas eleições estaremos ainda mais fortalecidos, para disputar o Executivo, com Yuri Moura, e o Legislativo, garantindo uma bancada ainda maior!”, ponderou Julia.
Lideranças como Cláudia Renata da Moradia, Cláudia da Conceição, ex-comandante da Guarda Civil, Professor Zé Luís, Slan Gigante, Dani Brum, Professor Jelcy Corrêa, Paulinho do Alto da Serra, Dani Freitas do Reage Mãe, Luciano Mathias, Cláudia Rufino, Nenem Peixoto, Gabriel Abrão, Puresa Natureza, Professor Robson Neves, Rominho do Churrasco, Pai Fernando Nascimento, Gilberto Rodoviário, Lucas Caiaffa, Pedro Cross, Ademir Pereira e Thiago Gibrail, estiveram presentes.
O próxima encontro será na quinta-feira (16/05), com a presença do Deputado Federal Pastor Henrique Vieira.
SERVIÇO
Alerj - Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro
Edifício Lúcio Costa
Rua da Ajuda, 05 – 5º andar – Gabinete 503
Centro, Rio de Janeiro – RJ
YURI MOURA
Yuri é petropolitano, pai, professor de história e gestor público especializado em cidades. Em 2023, iniciou seu mandato como Deputado Estadual, conquistando o voto de 25.479 eleitores. Antes disso, destacou-se como vereador em Petrópolis, sendo o mais votado nas eleições de 2020.
Na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), Yuri assumiu a liderança do PSOL e integrou importantes comissões, incluindo Constituição e Justiça, Assuntos Municipais e Desenvolvimento Regional, e Política Urbana, Habitação e Assuntos Fundiários. Criou também a Frente Parlamentar de Prevenção às Tragédias e por Moradia Digna, garantindo mais de 20 milhões em verba para as cidades do interior, com destaque para Petrópolis, e realizando fiscalizações de obras paralisadas.
Yuri também tem atuação na defesa do desenvolvimento sustentável e da preservação do Meio Ambiente como uma das formas de prevenção às tragédias. Em dezembro, Yuri esteve na COP 28, nos Emirados Árabes, representando a Alerj e os municípios do interior fluminense.
Além da gestão pública, é apaixonado pela educação. Fundou a Escola Popular, projeto com educadores voluntários que já ajudou mais de mil jovens e adultos a concluírem o ensino fundamental e médio e na preparação para concursos públicos e que possui atuação em ao menos três cidades.
Yuri destaca-se na sua luta por moradia digna e também na luta contra a fome. Ele é autor do Projeto de Lei das Cozinhas Comunitárias aprovado na Alerj, que permite o uso de cozinhas escolares para a distribuição de refeições às pessoas que mais precisam. Também propôs a CPI da ENEL, incorporada à CPI dos Serviços Delegados e Agências Reguladoras.
No ano passado, criou o projeto “Caravana das Cidades” visitando os municípios fluminenses, em especial do interior, para diagnosticar os principais problemas e articular verbas para as cidades.
COMUNICAÇÃO LIVRE?
Carla Coelho
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!