Encontro discute aumento da força de trabalho feminina no comércio exterior

Encontro discute aumento da força de trabalho feminina no comércio exterior

                                         

Promovido pela AEB, o 4º Emex será realizadono Rio de Janeiro com transmissão pelo YouTube

Como estimular a participação de mulheres no comércio exterior? O questionamento norteia o4º Encontro Nacional de Mulheres no Comércio Exterior (Emex) a ser realizado no auditório da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), no Centro do Rio de Janeiro, AMANHÃ, quarta-feira, 29. O evento é uma realização da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB) com o objetivo de contribuir para um maior equilíbrio de gênero no mercado de profissionais do setor.

“Ainda que a última década registre avanços importantes, é inegável que o comércio exterior está entre os setores da economia brasileira com menor participação feminina. Trata-se de uma hegemonia masculina em todas as funções, especialmente nas de liderança.  O intuito da AEB é propor a discussão sobre o papel das mulheres nesse mercado, além de oferecer aprendizado, troca de experiências e networking”, explica Roberta Portella, assessora jurídica e institucional da AEB e sócia do escritório R. Portella Advogados.

A programação do Emex contará com seis painéis: a liderança das mulheres na internacionalização dos pequenos negócios; o panorama da inclusão feminina no comércio exterior; a evolução da participação das mulheres no comércio exterior brasileiro; cinema, comércio internacional e brasilidade; programas de incentivo à participação feminina; e a moda no mercado global.

No palco, estarão referências do segmento como Ana Paula Lindgren Alves Repezza, diretora de Negócios da Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimentos (Apex Brasil); IzisJanote Ferreira, economista sênior da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC); Mirim Ferraz, coordenadora de Negócios Internacionais do Sebrae-RJ; Marianne Lachmann, diretora da AEB e sócia da Lachmann Agência Marítima; Clarice Pires, CEO Scirama Psychedelic Science; Lindonice de Brito, CEO da Pernambucana da 

 

Gema; Célia Regina Gomes, presidente do Sindaerj e CEO Worldgate Cargo; Patrícia Miranda 

Moreira, delegada da Receita Federal do Brasil; Mônica Baldo, especialista em agenciamento da Wilson Sons; Ilda Santiago, diretora executiva do Festival do Rio; Cristiane Oliveira Almeida, associada do R. Portella Advogados e sócia do Escritório Cultural; Lívia dos Reis Cavalcante José Rocha, superintendente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); Dione Assis, líder Black Sister In Law (BSL); Rita Padiha, assessora de relações internacionais da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA); e Angela Hirata, presidente da Suriana Trading.

“A AEB incita esse debate por defender a equidade de gênero, mas também porque o comércio exterior precisa da participação feminina. Não podemos renunciar a nenhum talento e as mulheres têm muito a oferecer ao mercado. O Emex é um espaço para troca de experiências e atualização de conhecimentos. Mulheres que estão trilhando uma carreira de sucesso, servem de espelho para as novas gerações”, afirma o presidente executivo da AEB, José Augusto de Castro.

As inscrições para o evento são 100% gratuitas e estão disponíveis no site do Emex. Os interessados podem participar presencialmente ou acompanhar a transmissão ao vivo pelo YouTube da AEB.

Mais sobre o Emex

Criado em 2021 pela AEB, o Encontro Nacional de Mulheres no Comércio Exterior (Emex) reuniu nos três primeiros anos um público de cerca de quatro mil participantes, sendo 90% do gênero feminino. Quase 30% das mulheres que acompanharam os eventos ocupavam posições de destaque em suas organizações (presidentes, CEOs, diretoras e sócias), demostrando qualificação técnica e profissional.

Sobre a AEB

A Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB) é uma entidade privada sem finalidade econômica que congrega as empresas exportadoras e importadoras de bens e serviços, bem como as de atividades de apoio ao comércio exterior. Há mais de meio século atua em assuntos relevantes para a promoção de diversos segmentos da cadeia de negócios com o mercado externo, sempre atenta a conciliar as demandas dos associados ao interesse público. 

A AEB apresenta demandas e sugestões de políticas e medidas aos poderes executivo e legislativo, com intuito de incentivar as exportações e estruturar encontros que tracem diretrizes e estreitem diálogos entre empresários do setor e entidades governamentais. O suporte financeiro majoritário da AEB é decorrente das contribuições associativas das empresas que integram seu quadro social, complementadas por patrocínios aos eventos que organiza e promove. A entidade não dispõe de recursos de fontes oficiais.

4º Emex AEB

Data: 29 de maio

Horário: 9h30 às 17h15

Local: Auditório da CNC - Rua General Justo 307,Centro, Rio de Janeiro

https://www.emex.live/

 

Por Jornal da República em 28/05/2024
Publicidade

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

FORRÓ COM PEGADA CERTEIRA
04 de Abril de 2024

FORRÓ COM PEGADA CERTEIRA

Entrevista com André Monteiro, pré-candidato a vereador no Rio de Janeiro: propostas e perspectivas para 2024
24 de Maio de 2024

Entrevista com André Monteiro, pré-candidato a vereador no Rio de Janeiro: propostas e perspectivas para 2024

FESTA PLOC  Maior tributo aos anos 80 da América Latina celebra 20 anos   em edição especial no Qualistage  Dia 12 de abril
12 de Abril de 2025

FESTA PLOC Maior tributo aos anos 80 da América Latina celebra 20 anos em edição especial no Qualistage Dia 12 de abril

Senador Magno Malta, chama STF de Trans por invadir atribuições dos outros poderes e afirma que demora de Alexandre de Moraes para soltar Cleriston foi um dos fatores de sua morte
20 de Novembro de 2023

Senador Magno Malta, chama STF de Trans por invadir atribuições dos outros poderes e afirma que demora de Alexandre de Moraes para soltar Cleriston foi um dos fatores de sua morte

Aguarde..