Encontro inédito: causa animal de Araruama de mãos dadas com todos os poderes e a sociedade civil organizada

Encontro inédito: causa animal de Araruama de mãos dadas com todos os poderes e a sociedade civil organizada

Uma ampla discussão de ideias e projetos, com a participação de representantes de todos os poderes e a sociedade civil organizada, tendo como principal objetivo o avanço nas políticas públicas de apoio e proteção à causa animal no município de Araruama, na Região dos Lagos.

Esse encontro inédito aconteceu na segunda Audiência Pública em Defesa dos Animais, nesta quinta-feira (10), organizada pela vereadora Sylvinha Corrêa no plenário da Câmara Municipal de Araruama. 

A juíza da Comarca de Araruama, Dra. Alessandra de Souza Araújo, falou sobre judicialização da causa animal. “A ciência já comprovou que animal não é coisa e a legislação no mesmo sentido. Haja visto que o animal tendo a proteção legislativa contra maus-tratos significa que não se trata de um mero objeto”. 

“Essa audiência é um exemplo para a Região dos Lagos, e tenho certeza que outras prefeituras vão se mobilizar. Uma grande iniciativa do Poder Legislativo, através da vereadora Sylvinha, que vai resplandecer em todo o estado do Rio”, destacou o presidente da Comissão de Proteção e Defesa dos Animais (CPDA) da OAB Rio de Janeiro, Dr. Reynaldo Velloso. 

O secretário municipal de Proteção e Animal do Rio, Flávio Ganem, reforçou a necessidade das prefeituras terem uma pasta governamental para buscar investimentos no setor e falou da agenda com o governo federal. “A vereadora Sylvinha esteve comigo em Brasília, juntamente com a secretária nacional de Proteção Animal, Vanessa Negrini, que se comprometeu com em trazer mais recursos para castração no município de Araruama e no Rio”. 

O secretário municipal de Agricultura de Araruama, Cláudio Barreto, lembrou do projeto pioneiro da Clínica Municipal Animal, já que o município foi primeiro a criar esse equipamento na Baixada Litorânea através da gestão da prefeita Livia de Chiquinho. Inúmeros serviços são oferecidos, como castração e exames. 

A anfitriã da audiência, vereadora Sylvinha Corrêa, comemorou o sucesso do evento, que reuniu autoridades, protetoras e representantes de diversos segmentos. “Foram discutidos três temas e um deles foi a questão do acolhimento dos animais abandonados. Em Araruama, por exemplo, a prefeita lançou o projeto “Meu Sítio, Meu Trabalho”, que vai abrigar os animais de médio e grande porte, resgatados pelos agentes da Secretaria de Agricultura”. 

Lar temporário, implantação do CED e apoio aos protetores animais foram alguns dos temas abordados na segunda edição. O secretário municipal de Proteção Animal de Maricá, Fabiano Novaes, a presidente da Associação Guerreiros Pet, Luciene Maria, a presidente da OAB Araruama, Dra. Rosana Jardim, a secretária municipal de Meio Ambiente, Ana Paula Rodrigues, e os vereadores Amigo Walmir e Roberta Barreto, também participaram do evento.

Por Jornal da República em 11/08/2023
Aguarde..