Encontro marca a fundação do MDB Axé no Rio

Encontro marca a fundação do MDB Axé no Rio

Com o objetivo de firmar a luta contra a intolerância religiosa, contra o preconceito e avançar nas políticas de igualdade racial, o partido  Movimento Democrático Brasileiro (MDB), lançou neste domingo (10), o MDB Axé, ação que  integra as diretrizes das políticas partidárias para tratar dos temas que envolvem as religiões de matrizes africanas. A solenidade simbólica foi realizada no Ilê Axé Nitó Omin Odé, na Vila da Penha. À frente do MDB Axé, está Pai Claudio D’Oxosse, babalorixá da tradicional casa de santo. 

Presente no encontro, Marco Antônio Cabral Filho, presidente do MDB do Rio, destacou a importância da representatividade de Pai Claudio e do movimento de Axé, na atual conjuntura. “A política quando é feita da forma correta, de coração aberto, é um agente transformador que não tem igual. E é preciso ter representantes das religiões de matrizes africanas na política, para lutar por direitos e contra os ataques sofridos”, destacou o ex-parlamentar. 

Com 53 anos de idade, sendo desses, 43 anos dedicados à vida de Axè, Pai Claudio D’Oxosse falou sobre sua nova missão, de construir o MDB Axé e enfrentar os desafios: “Antes de tudo, consultei aos Orixás, quando essa missão apareceu pra mim. Aceitei, porque precisamos enfrentar tudo que acontece com o nosso povo. São casas de santo atacadas, queimadas, nossa ancestralidade, nossa fé sendo criminalizadas, e precisamos combater a intolerância. Precisamos nos unir em uma só voz para viver em paz, para que nos respeitem”, afirmou o sacerdote. 

Em 2021, as denúncias de intolerância religiosa crescem 141% no Brasil. a Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MDH) registrou 829 denúncias de intolerância religiosa e 962 violações relacionadas a crença, culto e de não crença. Esses dados mostram o quanto o país precisa avançar nas medidas de combate à intolerância e ao racismo.

 

Babalorixa
Pai Claudio

Por Jornal da República em 10/04/2022
Aguarde..