Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
A parceria e aproximação, por meio de diálogos, entre os órgãos públicos e sociedade civil, anunciam transformar o cenário cultural da região e importante foco de ação do Governador Claudio Castro, da Secretária Danielle Barros e do Subsecretário de Integração Cultural Augusto Vargas.
A Subsecretaria de Integração Cultural, com a colaboração do Conselho Estadual de Políticas Culturais, da Secretaria Municipal de Cultura de Nova Iguaçu e da Secretaria Municipal de Cultura de Japeri, realizou no último sábado, 21 de outubro, na Igreja de Santa Sara Kali em Nova Iguaçu RJ, a primeira etapa do Encontro Regional de Cultura da Baixada Fluminense. O evento marcou um importante momento da história da região, convergindo pontos comuns das cidades envolvidas, a fim de discutir soluções e planejar políticas culturais abrangentes que consigam atender às necessidades regional. A ação teve como meta o alinhamento das expectativas entre a sociedade civil e dos poderes públicos, por meio da criação do Plano Regional de Cultura da Baixada Fluminense, com a perspectiva de moldar um cenário cultural mais inclusivo e atento às particularidades locais e
contou com a participação ativa de representantes dos 13 municípios da região, que acenaram suas especificidades e semelhanças nos grupos de trabalho.
A construção deste documento resultará em um planejamento de políticas públicas mais justas, eficazes e abrangentes para a Baixada Fluminense. Esta organização pretende apontar caminhos que consigam estimular, destacar e valorizar através de projetos, as diversas formas de expressão cultural e as realizações da população local. O Encontro Regional de Cultura da Baixada Fluminense não apenas abre as portas para um diálogo cultural enriquecedor, mas também oferece um percurso a ser trilhado para se concretizar um futuro mais vibrante e inclusivo para esta região onde a riqueza das tradições e talentos locais sejam celebrados e fortalecidos.
Ações como esta, consolida a Baixada Fluminense como uma grande centralidade no Estado do Rio de Janeiro e demonstra seu protagonismo na articulação e criação de parcerias sólidas entre governo e comunidade, criando um ambiente dinâmico, onde cada voz e expressão artística reafirma seu lugar e valor.
Destacamos a presença das seguintes autoridades: Roberta Martins e Eduardo Nascimento do Ministério da Cultura, do secretário de Cultura de Nova Iguaçu Marcus Monteiro, Silvia Regina e Rogério Costa, o presidente da FENIG Miguel Ribeiro e Lino Rocca, do secretário de Cultura de Paracambi Fernando Aguiar, do secretário de Cultura de Japeri Jorge Braga Jr e Daniella Beliago, da Secretaria de Cultura de Belford Roxo Pastor Júlio, da Secretaria de Cultura de São João de Meriti Cris Roque, dos conselheiros Estaduais Edson Teixeira e Natalia Reis, do Dep Estadual Felipinho Ravis representado pelo assessor Hugo Lima, do presidente da Cruz Vermelha Brasileira em Nova Iguaçu Renato Muniz e o anfitrião da Igreja de Santa Sara Kali Barô Max Silvares, dentre outros, além de diversos trabalhadores e trabalhadoras da cultura eleitos como delegados e conselheiros municipais. Nossa próxima etapa irá acontecer no dia 31 de outubro na FEBEF/UERJ, em Duque de Caxias a partir das 13h.
Este nosso primeiro Encontro, realizado na Igreja de Santa Sara Kali, sendo encerrado com uma linda festa da comunidade cigana brasileira, foi realmente um dia inesquecível para todos que participaram e extremamente marcante para nossa região.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!