Engenharia em debate na Caravana Federativa com Eng. Anibolete e o Secretário André Ceciliano

A pauta da Engenharia foi levada pelo Engenheiro Anibolete - presidente da ASPROCITEC para Caravana Federativa organizada pelo ex presidente da ALERJ e atual Secretário Especial para Assuntos Federativos André Ceciliano, que comanda a pasta com função de manter o diálogo institucional entre governadores e prefeitos. 

O Eng. Anibolete que também é candidato a presidente do CREA/RJ, representando a Engenharia, perguntou ao Secretário André Ceciliano sobre investimentos do governo federal e a interatividade com o governo estadual na área da indústria naval e de petróleo & gás para gerar empregos para engenharia e outros seguimentos da economia. 

Em resposta, o Secretário Ceciliano, informou que o presidente Lula tem um compromisso com o RJ, com a Indústria Naval e com a Engenharia Nacional e precisa tornar com os investimentos na construção de navios, plataformas, módulos, e reafirmou ser o compromisso do presidente Lula ter com o estado do RJ e com o Brasil para que possa voltar a Engenharia Nacional pujante.

Eng. Anibolete, perguntou sobre expectativas econômicas sobre o Gás Natural e deu destaque a proposta da ASPROCITEC, encaminhada ao deputado Aureo que resultou no PL 1831/2023 - Estender isenção de IPI, para os carros de aplicativo. Na proposta do grupo técnico, a isenção deveria ser concedida para carros elétricos e convertidos a GNV VEICULAR.

O Secretário Ceciliano disse que sobre a questão do GNV VEÍCULAR, já existe no governo estadual a isenção de 75% do IPVA, e o PL do deputado Aureo é importante, deu destaque também a importância da utilização do gás natural para utilização nas indústria e nas siderúrgicas como Guerdau, Terniun como em uma termoelétrica em Santa Cruz que usa o óleo combustível e precisa mudar para fazer o uso do gás em seus fornos.

A mensagem final do Secretário de Assuntos Federativos - André Ceciliano, de esperança para o trabalhador e para o engenheiro foi reafirmar o compromisso do presidente Lula com investimentos na indústria naval, na engenharia nacional e o investimento de 1 trilhão e 700 bilhões de reais em obras estruturantes em melhorias de ferrovias, rodovias, portos e aeroportos.

Por Jornal da República em 02/10/2023
Aguarde..