Entre a fusão de ritmos e o fenômeno das festas juninas no Rio de Janeiro, Multibloco se apresenta na Feira de São Cristóvão nesta sexta-feira, 30

Entre a fusão de ritmos e o fenômeno das festas juninas no Rio de Janeiro, Multibloco se apresenta na Feira de São Cristóvão nesta sexta-feira, 30


Há mais de uma década, no vibrante mês de setembro de 2008, algo especial tomou forma nas mentes criativas dos sócios e funcionários da Editora Multifoco, localizada na animada região da Lapa. Eles simplesmente queriam se divertir, dando vida ao seu próprio bloco no icônico Carnaval carioca. Unindo forças com Thaís Bezerra e Lino Amorim, o Multibloco nasceu.

Desde então, sob a habilidosa direção de Lino e Thaís, esse projeto musical tem sido aclamado por sua poderosa percussão, variedade de repertório e mistura de ritmos que encantam a cada apresentação, seja durante o Carnaval ou nas festividades juninas. A cada módulo, o Multibloco se reinventa, vestindo-se com uma nova roupagem temática, explorando repertórios diversos e desbravando ritmos vibrantes e variados. Assim, ano após ano, eles continuam a cativar o público com sua criatividade e energia contagiante.

Foto: Paulo Santos


Fundado em 2008 com foco no Carnaval de 2009, o Multibloco, com menos de um ano de existência, já colocava em prática o projeto paralelo do módulo "Multibloco Junino", antes dessa onda de Festas Juninas que tomou conta do Rio de Janeiro em 2023. Algo tradicional, porém presente em alguns bairros da Zona Norte e subúrbio carioca. São as marcantes e inesquecíveis "festas de rua" dos anos 80 e 90, para aqueles que, como eu, nasceram e cresceram no subúrbio, imersos em culturas populares vibrantes.

O Jornal Última Hora cobriu uma apresentação verdadeiramente contagiante na Gamboa, um dos berços do samba e dos poetas do Rio de Janeiro, e entrevistou os fundadores e gestores do Bloco: o Diretor Musical, Lino Amorin (Doutor em Musicologia), e a Diretora e Maestrina Thaís Bezerra (Doutoranda em Educação Musical).

Lino Amorim & Thaís Bezerra, fundadores do Multibloco / Foto: Paulo Santos



Lino Amorim, Diretor Musical

Léo Mamoni: Lino, fale um pouco sobre sua vivência e a criação do Multibloco


Lino Amorim: O bloco nasceu em 2008. Sou o diretor musical do Multibloco e também um dos fundadores. Já no ano seguinte, em 2009, após desfilarmos no Carnaval, realizamos o primeiro Multibloco Junino. Preparamos um show de forró para tocar em festas juninas, incluindo o Arraiá do SESC Madureira e outros arraiás pela cidade. Somente a partir de agosto é que começamos a trabalhar no desfile de Carnaval. Aproveitamos o período de abril a julho para realizar o Multibloco Junino.

Léo Mamoni: Nino, fale sobre essa retomada das festas juninas no Rio de Janeiro. Não vemos um movimento tão intenso assim, tanto na capital quanto no Grande Rio, desde os anos 80 e 90. Como você enxerga essa popularização das festas juninas?

Lino Amorim: Bem, isso é um movimento que tem ocorrido gradualmente, mas este ano teve um grande impulso devido à pandemia. Já estamos realizando o módulo junino desde 2009, e no ano passado tivemos algumas apresentações, embora não tão cheias como agora. O Multibloco não promovia nossa própria festa há muitos anos. Nosso repertório de músicas juninas normalmente é tocado em outros arraiais, em diferentes lugares. Acredito que desde 2016 não fazíamos um arraiá próprio, mas agora retomamos a tradição com o Arraiá do Multibloco. Nós mesmos produzimos o evento e convidamos outras atrações.

Léo Mamoni: Gostaria de enviar uma mensagem?

Lino Amorim: Gostaria de convidar todos a se inscreverem em nossa oficina. O Multibloco oferece uma oficina de percussão. Em agosto, as inscrições para a oficina de preparação do desfile de Carnaval serão abertas. Temos turmas aos domingos e segundas-feiras na Lapa, e desde o ano passado também temos uma turma em Niterói, em Piratininga, às terças-feiras à noite.

Léo Mamoni: Obrigado, Lino.

Thais Bezerra, Diretora e Maestrina

Léo Mamoni: Thaís, fale um pouco sobre sua experiência e criação do Multibloco.

Thaís Bezerra: Através do interesse da Editora Multifoco, em 2008, o Lino e eu fomos convidados para dirigir o Multibloco. Começamos com foco no Carnaval de 2009, com alunos e pessoas da editora também participando. Em 2009, realizamos o primeiro Multibloco Junino, então já temos quase quinze anos de Multibloco Junino, em paralelo ao Carnaval. Somos músicos; sou doutoranda em educação musical e Lino já possui doutorado em musicologia. Estudamos música e amamos verdadeiramente o que fazemos.

Léo Mamoni: De fato, não é apenas uma paixão, mas também um trabalho baseado em estudo.

Thaís Bezerra: Sim, exatamente. Além disso, fizemos essa distinção entre Carnaval e festa junina nos módulos do Multibloco. No passado, organizávamos arraiás, mas paramos por alguns anos, também por questões financeiras. Realizar um evento não é tarefa fácil, especialmente sem patrocínio. Embora tenhamos algum apoio, colocar um bloco na rua é desafiador, e promover uma festa junina também. Neste sentido, tenho uma lembrança pessoal que também influenciou meu desejo de realizar esses arraiais. Sou da Vila da Penha, Cresci no subúrbio, vivenciando as tradicionais festas juninas suburbanas cariocas. Íamos de uma rua a outra para ver várias quadrilhas dançando. Então, quando realizamos esse trabalho na Gamboa ou qualquer outro lugar no centro do Rio de Janeiro, estamos reativando essas memórias num local de extrema importância em nossa história musical. Fazer essa conexão entre o Carnaval e a festa junina é muito significativo para nós. Estamos muito felizes com essa retomada pós-pandemia, pois em 2020 realizamos um Arraiá Virtual no YouTube, respeitando todas as restrições e diretrizes de distanciamento social, pois nosso bloco é grande. Agora, esperamos poder voltar à normalidade pós-vacinação, e este arraiá é um marco pós-pandemia, sendo a retomada do nosso Arraiá presencial. Portanto, este ano é tão importante para nós quanto realizar este arraiá aqui hoje.

Léo Mamoni: Gostaria de deixar uma mensagem?

Thaís Bezerra: Essa experiência que estamos vivendo, essa oportunidade de tocar percussão e se envolver coletivamente em atividades como essas, acredito que seja extremamente importante para o bem-estar mental de todos, especialmente após o período desafiador da pandemia. Portanto, convido a todos a participarem dos blocos, do Multibloco, e a estarem conosco.

Léo Mamoni: Obrigado, Thaís

 

Contato e agenda das apresentações: MULTIBLOCO ou Instagram @multibloco

 

 por: Léo Paes Mamoni / fotos: Paulo Santos

Por Jornal da República em 30/06/2023
Aguarde..