Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
Marcio Santos de Araújo, 37 anos, é carioca de Bangu, na Zona Oeste do Rio, e está em seu primeiro mandato como vereador. Iniciou sua vida pública no movimento estudantil em 1999, como diretor da AMES (Associação Municipal dos Estudantes Secundaristas) e membro da Pastoral da Juventude da Paróquia Menino Jesus de Praga, na Vila Aliança, em Bangu.
Sua militância em busca de melhorias e dignidade para sua comunidade o fez ocupar cargos públicos de destaque. Marcio Santos foi Chefe de Gabinete da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Duque de Caxias; Assessor-Chefe da Secretaria de Estado de Administração; Subsecretário de Saúde da Prefeitura de Teresópolis e Subsecretário de Saneamento da Prefeitura do Rio de Janeiro na segunda gestão Eduardo Paes.
Neste período como Subsecretário de Saneamento esteve à frente de grandes obras e realizações para a cidade como a Estação de Tratamento de Esgoto de Santa Cruz, atendendo extensa área da Zona Oeste e o “Piscinão da Praça da Bandeira”, que mudou a realidade daquela região da cidade e bairros adjacentes nos períodos de grandes chuvas.
A educação e a saúde pública, gratuita, de qualidade e ao alcance de todos são outras bandeiras que Marcio Santos carrega desde o início de sua vida pública, bem como a defesa de uma segurança pública cidadã, através da uma Guarda Municipal capacitada, além, claro, da extensão de projetos como o "Bairro Maravilha" para todo o município, a fim de termos, de fato, uma Cidade Maravilhosa.
ENTREVISTA
Qual avaliação faz do seu primeiro ano como vereador?
Pra começar quero dizer que meu ano foi fantástico, de muito aprendizado e trabalho. Fui um vereador que buscou fazer uma política diferente, oferecer melhorias para as pessoas sem esquecer da minha essência e das minhas bandeiras: educação, juventude, assistência social e esporte como ferramentas de transformação social.
Estamos apenas no começo do trabalho, iniciando o segundo ano do nosso mandato e nos próximos anos acredito que vamos melhorar ainda mais nossa atuação na Câmara Municipal e as melhorias em nossa cidade.
Em relação aos projetos apresentados, qual você destaca?
Todos os projetos são importantes, mas destaco as Leis: nº 6.993/21 que dispõe sobre a criação do Selo Ecologicamente Correto, a ser concedido aos bares, restaurantes, hotéis e afins que fizerem o descarte do óleo vegetal usado de forma correta; a Lei nº 7.011/21 que dispõe sobre a gratuidade dos banheiro nº 7.209/21 que cria o Programa Municipal de Alfabetização Digital da Terceira Idade e a Lei nº 7.186/ que cria o Programa de Desenvolvimento Cultural dos Bailes das Antigas. Estas Leis impactam de uma forma muito positiva e produtiva a nossa cidade e a todos os cariocas. Via CMRJ
O que mais pode destacar do seu primeiro ano?
Estive a frente da Comissão Especial de Representação para Acompanhamento das Ações de Retorno às Aulas Presenciais na Rede Municipal de Ensino onde, em minhas fiscalizações, vi escolas em situação precária e praticamente abandonadas e atuei com muita veemência para que todos esses equipamentos públicos fossem restaurados por completo para que pudessem receber nossas crianças.
Não posso deixar de destacar também a importância vital da minha atuação à frente da Comissão de Educação e na Comissão Especial para Tratar Especificamente de Políticas Públicas Voltadas para a Juventude, onde militei ao lado dos nossos jovens para que o Bilhete Único Universitário fosse regulamentado.
Você é um dos poucos vereadores a manter um gabinete de rua. Qual a importância desse trabalho?
Estou aqui pelos votos que recebi das pessoas, então meu mandato é do povo. Meu gabinete está sempre aberto para receber a população e pedidos de melhorias. Durante a Pandemia tivemos a Câmara Municipal fechada por alguns dias e também não estivemos nas ruas.
Sei que ainda não vencemos essa pandemia, mas, com todos os cuidados, voltamos com a nossa tenda onde recebemos muitas ideias, projetos e pedidos. Quero que as pessoas me vejam como representantes delas, o vereador do povo, independente de terem votado em mim ou não. Sou vereador do Rio de Janeiro, a Cidade Maravilhosa e me orgulho muito disso.
Quem é o vereador Marcio Santos?
Um cara comum, do povo, que é extremamente apaixonado pelo Rio de Janeiro e todas suas belezas, que ama seu filho, família e amigos e trabalha incansavelmente para que a sua cidade seja um lugar repleto de esperança, oportunidades e qualidade de vida para ele e todos os cariocas.
Por Ralph Lichotti
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!