Entrevista com Mario Lopes - Secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de Nova Iguaçu

Entrevista 

Ralph Lichotti (UH) - Estamos aqui no Sebrae-RJ, nesse encontro de empresários do G10, com o Mário Lopes, que acabou de tomar posse no como Presidente da Associação Comercial e Industrial de Nova Iguaçu (ACINI) e ele é o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de Nova Iguaçu, Mário Lopes.

Quais as expectativas dessa nova reforma tributária no desenvolvimento do dos Municípios e do Brasil?

Mário Lopes - A gente ainda está tentando entender essa reforma tributária, que eu espero que venha para melhorar, é uma coisa que já está com quase 30 anos de atraso, que já era para ter sido aprovada e agora finalmente foi votado e a gente está apostando que isso vai dar um novo impulso, novo gás nas pequenas, nas micros e nas grandes empresas, e que o Brasil pode sair desse trabalho árduo, que é de ter quase que um fiscal tributário dentro da empresa. É muito complexo o nosso sistema tributário eu espero que agora, facilite.

Ralph Lichotti (UH) - A Baixada Fluminense hoje tem uma população maior do que 16 ou 17 estados brasileiros, o que a Baixada Fluminense precisa para desenvolver e para aumentar o turismo?

Mário Lopes - A Baixada Fluminense hoje tem uma população maior do que o Uruguai, não é só de que alguns estados brasileiros. e a gente está pronto por esse desenvolvimento, hoje ela é auto suficiente, praticamente temos tudo, então a gente só está precisando que as pessoas acreditam na Baixada Fluminense, que venham conhecer, porque aquele estigma que sempre existiu, de “cidade dormitório”, não é nada disso mais, hoje a gente produz, hoje a gente impulsiona o Rio de Janeiro, é uma locomotiva do Rio de Janeiro, é uma região que só faz crescer, e está aberta a todos os empresários que querem investir na região, a Associação Comercial de Nova Iguaçu apoia todo esse incentivo e a prefeitura, através da secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo está de portas abertas para receber qualquer investidor, que queira expandir seus negócios na Baixada Fluminense.

Ralph Lichotti (UH) - Se eu quiser abrir uma empresa hoje em Nova Iguaçu, como é que está a transmissão, como é que funciona?

Mário Lopes - Está totalmente desburocratizada, hoje você abre uma empresa em 48 horas em Nova Iguaçu, dependendo do ramo que for, então a gente está lá de tapete estendido para os empresários que queiram investir na cidade, é uma cidade com potencial enorme, é a capital da baixada, como a gente gosta de chamar, porque dali nasceu toda Baixada Fluminense, todos os municípios saíram de Nova Iguaçu, então a gente ficar muito feliz com isso e como eu te falei a gente abraça, não só a cidade de Nova Iguaçu, mas a região da Baixada Fluminense.

Ralph Lichotti (UH) - Nova Iguaçu, hu, hu, parabéns ao secretário e desejamos muito sucesso nessa nova gestão da Associação Comercial e Industrial de Nova Iguaçu (ACINI), obrigado.

Por Jornal da República em 12/07/2023
Aguarde..