Entrevista exclusiva com Dirceu Cardoso sobre o impacto da criminalidade nos custos de combustíveis e energia

No Golfe Olímpico, onde se discutem 27 projetos de lei no Congresso para melhorar a legislação penal, tivemos a oportunidade de conversar com Dirceu Cardoso, doutor e grande estrategista na área de combustíveis e energia. A conversa centrou-se no impacto da criminalidade nos preços de combustíveis e energia no Brasil.

Cardoso destacou que a insegurança no transporte de cargas aumenta o valor dos seguros, afetando diretamente o custo final dos combustíveis. "A indústria de óleo e gás, especialmente no Rio de Janeiro, enfrenta desafios devido ao roubo de cargas e até de dutos. Essa criminalidade crescente impacta o preço final dos combustíveis por conta do aumento dos custos na cadeia de produção e distribuição", explicou.

Um ponto alarmante mencionado foi o roubo de combustíveis diretamente dos dutos, uma prática conhecida como "trepanação". "Os criminosos desviam combustível dos dutos de maneira perigosa, sem a técnica necessária, o que representa um risco enorme. Apesar dos esforços das empresas, especialmente da Petrobras, esse tipo de crime tem aumentado", comentou Cardoso.

Sobre os esforços para combater o roubo de cargas, Cardoso mostrou-se otimista, mas cauteloso. "Espero que os dados que indicam uma redução nos roubos de carga sejam verdadeiros. Qualquer diminuição nesse tipo de crime impacta positivamente o preço final dos combustíveis", disse ele.

A adulteração de combustíveis também foi abordada. Cardoso afirmou que a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) vem combatendo essa prática com educação e fiscalização inteligente. "A fiscalização inteligente é crucial. A ANP tem feito um trabalho significativo nesse sentido, mas para detalhes específicos, seria necessário falar diretamente com os superintendentes da área", sugeriu.

Ao ser questionado sobre a importância de discutir a violência e a criminalidade no contexto atual, Cardoso afirmou: "Como cidadão e morador do Rio de Janeiro, fico feliz em ver iniciativas como esta. Espero que esses projetos de lei tragam a mudança necessária para termos uma cidade mais segura e tranquila. Uma imagem positiva do Rio é fundamental para explorarmos o turismo e outras áreas econômicas".

A entrevista com Dirceu Cardoso ressaltou a complexidade dos desafios enfrentados pela indústria de combustíveis e energia no Brasil, destacando a necessidade de medidas eficazes para combater a criminalidade e, consequentemente, reduzir os custos para os consumidores finais.  

Por Robson Talber

Repórter Ralph Lichotti - Advogado e Jornalista, Foi Sócio Diretor do Jornal O Fluminense e acionista majoritário do Tribuna da Imprensa, Secretário Geral da Associação Nacional, Internacional de Imprensa - ANI, Ex-Presidente da Comissão de Sindicância e Conselheiro da Associação Brasileira de Imprensa - ABI - MTb 31.335/RJ

Notícias exclusivas e ilimitadas

O Última Hora Online reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!

Entre para os nossos grupos de WhatsApp CLIQUE AQUI PARA ENTRAR, nossas Redes Sociais Facebook, Instagram, Twitter e YouTube e receba notícias diariamente.

 

 

 

Por Jornal da República em 24/06/2024
Aguarde..