ESPECIAL: As eleições do Congresso nos EUA podem pavimentar o caminho para a volta de Trump

ESPECIAL: As eleições do Congresso nos EUA podem pavimentar o caminho para a volta de Trump

ROBERTO MONTEIRO PINHO - A eleição é decisiva para definir a segunda metade da gestão do presidente democrata e pode impactar na corrida à Casa Branca em 2024, que deve ter Donald Trump novamente na disputa. A disputa é acirrada e pode definir os rumos da segunda metade da gestão Joe Biden, surgindo com um novo cenário, colocando o republicano no radar para 2024. Nos bastidores circula a informação de que Trump inclusive começou a acionar conselheiros para discutir possíveis cenários caso os republicanos sagrem vitoriosos das midterms.

Conhecida com “midterm elections”, como o próprio nome indica, são eleições que acontecem na metade do mandato presidencial nos EUA e elegem parte do Legislativo federal e cargos locais em diversos Estados.  Nesta terça-feira (8/11), os norte-americanos votarão pela renovação de metade do Congresso - Câmara e Senado. Na sexta-feira (04/11), ganhou força a notícia de que Donald Trump faz planos para voltar a Casa Branca. Assessores próximos do ex-presidente informaram a Tribuna Digital que o anúncio está previsto logo após no encerramento da votação de hoje.

O que está em jogo nas midterms

Das urnas saem nomes para todos os 435 assentos da Câmara dos Representantes — casa onde os deputados têm mandatos de dois anos —, e 35 dos 100 senadores, que cumprem mandatos de seis anos.

Nessa dança das cadeiras, os democratas precisam de pelo menos 50 cadeiras para manter o controle do Senado, com a vice-presidente Kamala Harris dando a eles o voto de desempate pela maioria, enquanto os republicanos precisam de 51 para ganhar o controle.

Para dominar a Câmara, um partido deve ocupar 218 dos 435 assentos

E essa é uma preocupação para Biden, cuja aprovação está na casa dos 40%, segundo o instituto Gallup — que também aponta que 79% dos norte-americanos se dizem insatisfeitos com os rumos do país.

Essa disputa define se o presidente norte-americano terá apoio no Congresso para aprovar suas pautas. Com maioria confortável na Câmara e no Senado, o chefe do Executivo pode emplacar até projetos considerados mais controversos. No caso de uma maioria apertada como acontece com Biden na atual configuração do Senado, qualquer dissidência pode travar proposta.

Da Editoria/Seu Dinheiro/Imagem: BBC

Por Jornal da República em 08/11/2022
Aguarde..