Estado amplia atuação com 65 máquinas para recuperar cidades e libera estradas atingidas pelas chuvas

Governador Cláudio Castro mobilizou secretários para acompanharem de perto as necessidades dos municípios

Estado amplia atuação com 65 máquinas para recuperar cidades e libera estradas atingidas pelas chuvas

Equipes do DER-RJ durante trabalho de desobstrução de vias, no Médio Paraíba. (Divulgação DER-RJ)

O Governo do Estado ampliou a atuação de maquinários e atendimentos nas cidades afetadas pelas chuvas da noite desta quarta-feira (21/02). As equipes das secretarias de Defesa Civil; Infraestrutura e Obras Públicas; Cidades; Desenvolvimento Social e Direitos Humanos; Ambiente e Sustentabilidade; e Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento atuam simultaneamente em Nova Iguaçu, Barra do Piraí, Mendes, Engenheiro Paulo de Frontin, Paracambi, Japeri e Queimados para reduzir os danos das enxurradas e atender pessoas em condição de vulnerabilidade.

Somente o Instituto Estadual do Meio Ambiente (Inea) levou 25 máquinas, entre caminhões, escavadeiras e equipamentos especializados para auxiliar na limpeza de vias, bueiros, desassoreamento de rios em Nova Iguaçu, bem como atender a solicitação da prefeitura para a limpeza de ruas e bueiros além de drenagem em Paracambi.


– Nossas secretarias estaduais estão trabalhando de maneira integrada com as prefeituras. O nosso objetivo é restabelecer o mais rápido possível a normalidade das cidades prejudicadas pelo temporal. Mobilizei imediatamente nossos secretários e técnicos para irem a campo, para atenderem à população que precisa de suporte do Estado neste momento – afirmou o governador Cláudio Castro.
Liberação de vias
A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras Públicas (Seiop) opera com 15 máquinas para limpeza e desobstrução de vias. Já o Departamento de Estradas de Rodagem utilizou 21 caminhões e equipamentos para liberar as RJs 155, 135, 141, 143 e 145, que haviam sido interditadas. Na RJ-155, no trecho entre Barra Mansa e Angra dos Reis, a pista ficou  totalmente interditada até as 16h por causa de uma erosão na borda da rodovia.

Na RJ-143, entre Amparo e Turvo (Barra Mansa), as equipes passaram o dia desobstruindo a via. Os técnicos usaram escória para fazer o revestimento e garantir a passagem de veículos. A RJ-127 permanece interditada, no trecho entre Mendes e Paulo de Frontin, por causa de uma erosão na margem da rodovia. A rota alternativa é a RJ-129.

— Estamos monitorando desde ontem a situação dos municípios. Por determinação do governador Cláudio Castro, intensificamos as ações nos locais mais prejudicados, com deslocamento de maquinário e equipes para avaliar os estragos e as medidas necessárias para ajudar as prefeituras. Os equipamentos são usados na limpeza das ruas e desobstrução de rios — ressaltou o secretário de Infraestrutura e Obras Públicas, Uruan Andrade.

A Seiop também enviará até esta sexta-feira sete engenheiros do Instituto Estadual de Engenharia e Arquitetura (IEEA) para ajudar na emissão dos laudos de interdição em Mendes, Japeri e Paracambi. Já a Secretaria de Cidades direcionou duas equipes para Belford Roxo e Nova Iguaçu para verificar junto às prefeituras as necessidades nesse momento pós chuva.

Atendimentos e salvamento em áreas isoladas

O Corpo de Bombeiros foi acionado para 137 ocorrências relacionadas às chuvas, nas últimas 24 horas, em todo o estado. Militares da corporação realizaram o salvamento em área isolada pelas chuvas com o guincho elétrico da aeronave em Engenheiro Paulo de Frontin. Um homem com deficiência foi resgatado. Sete mortes foram confirmadas pelo CBMERJ até as 18h desta quinta-feira (4 em Barra do Piraí, 2 em Nova Iguaçu e 1 em Japeri). Uma criança está sendo procurada em Mendes.


– A Defesa Civil Estadual está em contato direto com as prefeituras, desde a madrugada, colocando todos os recursos à disposição, para ajudar a população a retornar, o quanto antes, ao estágio de normalidade. A operação do CBMERJ em resposta às chuvas conta com o empenho de bombeiros divididos em Grupos de Resposta ao Desastre, com apoio de viaturas de salvamento, ambulâncias, barcos de alumínio para socorro a pessoas ilhadas por inundações e alagamentos, drones, aeronaves para busca de vítimas e monitoramento das áreas atingidas, cães farejadores, além de especialistas em resgate em estruturas colapsadas – afirmou o secretário estadual de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Leandro Monteiro.

Salvamento em Engenheiro Paulo de Frontin/RJ. Imagem: Divulgação Corpo de Bombeiros.


Assistência social

A secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Rosangela Gomes, visitou Japeri, Paracambi e Nova Iguaçu para potencializar a atuação do governo nas localidades.

– Estamos desde muito cedo percorrendo as cidades afetadas pelas chuvas com todas as equipes técnicas em alerta. Nosso objetivo é entender de perto todo o estrago causado para oferecer um suporte do Governo do Estado da maneira mais eficaz possível – disse a secretária.

Também o RioSolidario, Organização Social parceira do Governo do Estado, se mobilizou para prestar apoio essencial às famílias afetadas. Equipes foram a Nova Iguaçu nesta quinta-feira para destinar 100 kits de material de limpeza para a Secretaria Municipal de Assistência Social de Nova Iguaçu.

Além disso, o RioSolidario direcionou recursos para a Casa do Menor São Miguel Arcanjo, no bairro Miguel Couto, na mesma cidade. A Organização recebeu 100 latas de leite em pó, vestuário adulto, 60 garrafas de água de 1,5 litro e 636 unidades de fraldas infantis, visando atender às necessidades específicas das crianças e suas famílias.

Secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Rosangela Gomes, em visita aos municípios afetados pela chuva. Imagem: Divulgação SEDSODH.

 

RioSolidario, Organização Social parceira do Governo do Estado, se mobilizou para prestar apoio essencial às famílias afetadas. Imagem: Divulgação

Por Jornal da República em 24/02/2024
Publicidade

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Ministério da Saúde em parceria com UFF
14 de Setembro de 2022

Ministério da Saúde em parceria com UFF

Mulher que recebeu rim de porco bate recorde de sobrevivência e renova esperança para transplantes
03 de Fevereiro de 2025

Mulher que recebeu rim de porco bate recorde de sobrevivência e renova esperança para transplantes

Ter histórico de câncer ou doença arterial coronariana pode reduzir risco de demência
07 de Dezembro de 2022

Ter histórico de câncer ou doença arterial coronariana pode reduzir risco de demência

Passista acorda com o braço amputado após internação para tratar miomas no útero
27 de Abril de 2023

Passista acorda com o braço amputado após internação para tratar miomas no útero

Aguarde..