Estado Islâmico K: o grupo extremista que reivindica o atentado em casa de shows em Moscou

O grupo Estado Islâmico-Khorasan é um braço afegão do grupo terrorista. Autoridades dos EUA tinham recebido informações sobre a presença do EI-K na Rússia e avisaram o governo de Vladimir Putin. Neste sábado (23) completa cinco anos desde que o Estado Islâmico perdeu seu último território na Síria.

Estado Islâmico K: o grupo extremista que reivindica o atentado em casa de shows em Moscou

O Estado Islâmico (EI) reivindicou o ataque que deixou dezenas de pessoas mortas e uma centena de feridos em uma casa de shows perto de Moscou, na Rússia, nesta sexta-feira (22).

A informação de que o Estado Islâmico realizou o ataque foi divulgada inicialmente pela agência de notícias Reuters. O grupo assumiu a autoria pelo ataque em um canal do Telegram..

Os cinco homens armados com metralhadoras e vestidos com roupas camufladas que abriram fogo contra homens e mulheres eram do Estado Islâmico-Khorasan (EI-K, ou ISIS-K em inglês), braço afegão do grupo terrorista muçulmano que atua de forma regional. (Leia mais sobre o EI-K abaixo)

Após o ataque, os Estados Unidos disseram que confirmaram a reivindicação de responsabilidade do EI-K no ataque em Moscou, segundo uma autoridade do país.

Segundo uma autoridade dos EUA, o governo de Joe Biden alertou o país nas últimas semanas sobre a possibilidade de um ataque do grupo em território russo. A embaixada dos EUA em Moscou disse, no dia 7 de março, que terroristas tinham planos para atacar grandes aglomerações de pessoas em Moscou --inclusive shows-- e pediu para que os cidadãos americanos na Rússia evitassem esses locais.

Por Jornal da República em 23/03/2024
Aguarde..