Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
O Estudo Independente Sobre o Futuro do Futebol Brasileiro, que está a ser desenvolvido pela SIGA LATIN AMERICA para a Frente Parlamentar pela Modernização do Futebol, conheceu um forte impulso na última semana com uma série de reuniões com deversas organizações e especialistas europeus.
Emanuel Macedo de Medeiros, CEO Global da SIGA e Chairman & CEO da SIGA LATIN AMERICA, foi anfitrião da visita a Portugal de Eduardo Bandeira de Mello, Deputado Federal do Brasil e Presidente da referida Frente Parlamentar.
Com uma agenda intensa e repleta de reuniões de trabalho, os impulsionadores do Estudo Independente sobre o Futuro do Futebol Brasileiro deram, assim, arranque ao processo de consulta externa, auscultando e debatendo com um vasto conjunto de altos representantes do movimento esportivo, governo de Portugal e organizações internacionais a fim de melhor ficarem a conhecer a realidade portuguesa e internacional e retirarem ilaçôes com utilidade para o futebol do país pentacampeão mundial.
Com o intuito de elaborar um diagnóstico rigoroso e objetivo da situação atual do futebol no Brasil, o estudo delineará e proporá um conjunto robusto e apropriado e de reformas destinadas a garantir o desenvolvimento sustentável e de longo prazo da indústria no país.
Realizado de forma estritamente independente, neutra e inclusiva, o processo visa envolver todos os interessados e entidades relevantes, incluindo a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), as federações estaduais e representantes de clubes, jogadores, treinadores, árbitros e torcedores, bem como patrocinadores, emissoras, parceiros comerciais e mídia, além do próprio Governo, Congresso e Senado.
Durante a visita de trabalho de quase uma semana, foram abordadas questões fundamentais, tais como: o Papel Social e a Dimensão Econômica do Futebol; Boa Governança; Integridade, Transparência e Supervisão Financeira; Regulamentação e Integridade das apostas esportivas; Desenvolvimento e Proteção de Menores no Futebol, incluindo o combate ao tráfico, racismo e abusos de atletas. Também foram discutidos aspetos essenciais relativos ao ao enquadramento jurídico, esfera de competências, funcionamento e implementação das Ligas profissionais, assim como as experiências de alguns dos clubes mais relevantes com a criação das Sociedades Anônimas de Futebol.
Emanuel Macedo de Medeiros e Eduardo Bandeira de Mello encontraram-se com os líderes de diversas entidades, incluindo o Governo de Portugal, na pessoa do Secretário de Estado da Juventude e Desporto, o Instituto Português do Desporto e Juventude, a Fundação do Desporto, a Liga Portugal, a European Leagues, o FC Porto Futebol SAD, Vitória Sport Clube, “Os Belenenses”, Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol, a FIFPro Europe, a Associação Nacional de Treinadores de Futebol, o Comitê Olímpico de Portugal, a Câmara Municipal do Porto, Associação Comercial do Porto, a consultora PwC, a empesa Fun-Addict, a Sociedade de Advogados RBMS e a Autoridade Nacional para a Prevenção e Combate à Violência no Desporto, entre outras.
Em breve, a SIGA LATIN AMERICA divulgará publicamente o Conceito e o Processo de Implementação do Estudo Independente, incluindo a composição dos grupos de especialistas envolvidos no Estudo, assim como a data e local da conferência inaugural de alto nível que marcará o arranque do Estudo em solo brasileiro.
Comentando os resultados das reuniões mantidas em Portugal, Emanuel Macedo de Medeiros, CEO Global da SIGA e Chairman & CEO da SIGA LATIN AMERICA, destacou a importância das pontes criadas e a relevância da partilha de conhecimento:
“O Processo de Consulta realizado em Portugal permitiu avanços significativos para o Estudo Independente Sobre o Futuro do Futebol no Brasil. Durante uma semana, reunimos com os principais intervenientes do esporte em Portugal. Partilhámos experiências e conhecimento, debatemos as melhores práticas e os desafios mais prementes. A SIGA e a Frente Parlamentar pela Modernização do Futebol no Brasil continuam empenhados na liderança do processo de reforma do desporto no continente sul-americano, e deram passos significativos no sentido de produzir o conhecimento necessário à adoção das melhores práticas”.
Eduardo Bandeira de Mello acrescentou:
“A missão em Portugal no âmbito da Frente Parlamentar pela Modernização do Futebol Brasileiro em cooperação com a SIGA foi extremamente produtiva. Visitámos associações esportivas, entidades de administração do esporte, sindicatos de treinadores e de atletas, instituições governamentais e consultorias que operam no segmento futebolístico. Essa foi a primeira de uma série de viagens que objetivam subsidiar o estudo que está sendo desenvolvido numa parceria entre a SIGA e nossa Frente Parlamentar. Estamos avançando nos estudos sobre Fair Play Financeiro, integridade do futebol e na promoção de práticas sustentáveis, alinhadas aos princípios ESG (Ambiental, Social e de Governança). A responsabilidade dos clubes, hoje em dia, vai muito além da responsabilidade laboral ou fiscal.”
Fonte: Nathália Emerick
Por Jéssica Porto
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!