Explosão pode ter derrubou avião da Embraer de chefe do Grupo Wagner

Explosão pode ter derrubou avião da Embraer de chefe do Grupo Wagner

VIA CNN - Primeiro aparece um tipo de fumaça branca e depois um avião é visto caindo, com um rastro de fumaça ou vapor se formando atrás dele, descendo rapidamente contra um céu azul limpo. A pessoa que filma a cena dá um zoom e mostra a aeronave entrando em espiral para baixo, fora de controle, e sem uma asa.

Publicadas pela mídia estatal russa RIA Novosti, as imagens parecem mostrar os últimos momentos antes de o avião privado que supostamente transportava o líder mercenário Yevgeny Prigozhin colidir num campo a noroeste de Moscou. A aeronave seguia para São Petersburgo.

A CNN reviu dados de voo e vídeos, e entrevistou especialistas em aviação e explosivos para montar um quadro do que aconteceu nos minutos que antecederam o acidente. A análise sugere que a aeronave privada teve pelo menos um incidente catastrófico em voo antes de despencar do céu. O vídeo disponível não mostra a queda catastrófica.

A lista de passageiros divulgada pela agência russa de aviação civil, Rosaviatsia, na quarta-feira (23), trouxe o nome de Prigozhin e o do segundo no comando do Grupo Wagner, Dmitry Utkin. Eles estavam entre os sete passageiros e três membros da tripulação. Todos teriam morrido, de acordo com o Ministério dos Serviços de Emergência da Rússia.

As autoridades russas ainda não confirmaram oficialmente a morte de Prigozhin, mas, ao reconhecer o acidente nos comentários públicos feitos na quinta-feira (24), o presidente russo, Vladimir Putin, referiu-se a ele no passado.

A Rosaviatsia disse ter aberto uma investigação sobre as circunstâncias e causas do acidente. O Comitê de Investigação também abriu um inquérito 

O acidente ocorreu dois meses depois de Prigozhin ter liderado um motim de curta duração contra a liderança militar da Rússia, num desafio sem precedentes à autoridade de Putin.

O Pentágono disse, na quinta-feira, que Prigozhin “provavelmente” havia morrido no acidente. Autoridades da inteligência dos EUA e de nações ocidentais consultadas pela CNN disseram que acreditam que o ato foi proposital. As fontes disseram que era muito cedo para determinar o que derrubou o avião, mas que uma possibilidade a ser explorada era de uma explosão a bordo.

O caso gerou muita especulação. Mas não foram apresentadas provas que apontassem para o envolvimento do governo russo ou dos serviços de segurança russos.

Especialistas entrevistados pela CNN dizem que as evidências disponíveis indicam que o acidente provavelmente não ocorreu por falha mecânica. A queda dramática do avião, a forma como ele se despedaçou no ar e a extensão do campo de detritos apontam para uma explosão.

Foto de arquivo do avião a jato da Embraer que caiu, supostamente transportando Prigozhin

Foto de arquivo do avião a jato da Embraer que caiu, supostamente transportando Yevgeny Prigozhin / Cortesia Luba Ostrovskaya

Dados do voo mostram queda súbita

O avião privado Embraer Legacy 600 (RA-02795) ligado a Prigozhin que descolou de Moscou pouco antes das 18h de quarta-feira não apresentou sinais de problemas antes da queda, segundo dados de rastreamento de voo.

O Flightradar24, site que rastreia informações de aeronaves em tempo real, disse em relatório revelado na quarta-feira que o avião atingiu uma altitude de cruzeiro de 28 mil pés (8,5 mil metros) às 18h11, horário de Moscou, movendo-se a uma velocidade de 950 km/h.

Então, às 18h19 horas, hora local, o avião fez subidas e descidas irregulares, a um ponto subindo para mais de 30 mil pés antes de despencar subitamente 8 mil pés em cerca de 30 segundos. Quando o avião transmitiu os últimos dados, já tinha caído a uma altitude de 19.725 pés. De acordo com a análise da CNN sobre os dados de voo disponíveis, o avião tinha viajado cerca de 50 quilômetros antes de colidir.

“Apesar de a aeronave não transmitir informações de posição, outros dados como altitude, velocidade, razão de subida e configurações de piloto automático foram transmitidos. São eles que fornecem uma visão sobre os momentos finais do voo”, afirmou o relatório do Flightradar24, observando que os dados mostraram uma “descida dramática”.

As flutuações finais do voo em altitude são altamente incomuns, de acordo com um especialista em aviação consultado pela CNN, e sugerem que o piloto estava tentando estabilizar o avião antes do acidente.

“A descompressão explosiva, como se uma porta tivesse explodido ou um estouro sob um carrinho tivesse acontecido, seria algo capaz de manter o controle do avião o suficiente para manter a altitude, e não de fazer com que ele caísse como uma pedra”, explicou Steffan Watkins, consultor de pesquisa de dados de código aberto que rastreia aeronaves e navios.

O malfadado jato de luxo foi identificado pelo Flightradar24 com o prefixo RA-02795, o mesmo avião que anteriormente se acreditava ter levado Prigozhin para a Belarus depois do acordo para acabar com o motim (o acordo obrigava o chefe do Grupo Wagner e os seus combatentes a mudar-se para o país). Nos últimos dois meses, observadores da Rússia e especialistas em aviação rastrearam o jato da Embraer voando entre a Rússia e a Belarus, que desligava frequentemente o transponder para ocultar sua localização.

A CNN já informou que autoridades de inteligência dos EUA e da Europa seguiam os movimentos do avião, mas não podiam dizer com certeza quando Prigozhin estava a bordo.

“Ele usa o avião como uma tática de disfarce”, disse uma autoridade americana há algumas semanas, explicando por que era difícil  saber o paradeiro exato de Prigozhin.

Especialistas: explosão no ar

Dois vídeos mostram o avião com uma cauda azul distinta, caindo do céu. A fuselagem (a seção principal do corpo da aeronave) parece permanecer como peça única, mas sem uma asa.

Imagens do local do acidente, compartilhadas no Telegram por um grupo de monitoramento ativista chamado Projeto Hajun Bielorrusso, mostram a fuselagem do avião. No vídeo, os últimos quatro dígitos do número do prefixo do avião podem ser vistos no que restou do motor, à medida que os destroços queimam: 2795.

Outros vídeos e fotos no Telegram mostram detritos do avião espalhados em quatro locais num raio de cerca de 3 km perto da vila de Kuzhenkino, na região de Tver. A fuselagem da aeronave foi encontrada num campo; a cauda foi descoberta nas proximidades.

Alguns detritos menores caíram numa área residencial. A asa foi encontrada num rio, de acordo com a análise da CNN das evidências visuais e imagens de satélite do Planet Labs.

Markus Schiller, especialista em mísseis europeu que trabalhou em análises da Otan e da União Europeia, afirmou que os vídeos disponíveis e o fato de vários campos de detritos estarem espalhados por uma ampla área apontam para uma “explosão forte”.

“A cauda e a asa do avião só podem ter sido separadas do avião por uma explosão. Ainda não está claro se isto era uma bomba no avião ou um míssil, mas a cauda e a asa não podem ter caído de qualquer outra forma”, declarou.

A CNN não pôde confirmar como o avião foi derrubado, mas Schiller e vários outros especialistas sugeriram que o acidente foi causado por pelo menos um evento cataclísmico que ocorreu no ar.

Robert Schmucker, especialista em foguetes que dá consultoria à Otan e à ONU, disse que, embora o acidente exija uma investigação e análise minuciosas no terreno e na caixa preta para determinar a causa, as evidências disponíveis indicam que o avião provavelmente foi abatido por uma explosão em vez de falha mecânica.

“Aviões como este não caem do céu. Nem um serviço ruim nem um erro do piloto causariam o que vimos, ou seja, a asa cair e uma explosão no céu. Ele, com certeza, não despencou por problemas mecânicos ou climáticos”, analisou Schmucker.

O consultor acrescentou que, com base nas imagens e aparência dos detritos, não parece que o avião tenha sido  atingido por um foguete ou um míssil de defesa aérea.

O modelo Embraer Legacy 600 que caiu teve, a partir de 2021, apenas um acidente em mais de duas décadas de serviço, e ele não foi causado por falha mecânica, de acordo com o site International Aviation HQ.

A fabricante brasileira de aeronaves Embraer disse, em comunicado à CNN, que cumpre as sanções internacionais impostas à Rússia e suspendeu em 2019 seu serviço de suporte, que inclui manutenção, para a aeronave ligada à Yevgeny Prigozhin.

Vários moradores que viviam perto do local do acidente descreveram sons de explosões antes da queda.

Uma mulher de Kuzhenkino disse à RIA Novosti que ouviu um avião perto de sua casa, que está localizada a cerca de 300 metros do lugar onde está parte da cauda do Embraer.

“Daí ouvi algo como um estrondo, como um tiro. Então, de repente, uma explosão. Olhei para cima e ouvi um som acima de mim – eram várias explosões”, contou. “O avião começou a vaguear. Então surgiu uma trilha de fumaça e o avião foi caindo, mergulhando”.

Dado o histórico de segurança do moderno avião Embraer Legacy 600, Daniel Kwasi Adjekum, especialista em aviação e professor da Universidade de Dakota do Norte, disse que só via três opções realistas de como o acidente ocorreu: um dispositivo explosivo no avião, um míssil ou uma colisão aérea.

Mas ele indicou que os dois últimos eram menos prováveis, dado o grau de dano que se esperaria ver de um impacto com mísseis, e que o controle do tráfego aéreo teria provavelmente apanhado uma colisão no radar, a menos que fosse com um drone.

“É muito difícil entender o que aconteceu sem uma investigação adequada”, disse ele, acrescentando: “A aeronave sofreu uma séria e catastrófica fragmentação a bordo”

Por Jornal da República em 26/08/2023
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