Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
A Biblioteca Parque Estadual, no Centro, recebe até o dia 21 de outubro, a "1ª Expo DJ - O Tempo Não Para". Os visitantes vão embarcar em uma viagem no tempo, passando pelos últimos 50 anos de história dos DJs e discotecas do Brasil. A iniciativa, gratuita, é uma realização da Discoterj, com apoio institucional da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj).
A mostra tem um acervo recheado de itens importantes e históricos, como o primeiro disco de Big Boy e Ademir (Baile da Pesada) e o Minidisc Deck, que representa uma mudança na década de 90, quando as mídias digitais começaram a ser utilizadas. A coleção também conta com toca-discos, mixers, rádios de pilha, equalizadores e headphones, proporcionando uma imersão à rotina profissional de um DJ. Tudo isso acompanhado de uma trilha sonora que reúne grandes "hits" que marcaram gerações.
"A ideia é mostrar a história de um personagem da cultura tão importante, que é o DJ, como ninguém nunca viu. Essa é uma profissão que deve ser reconhecida e respeitada em todos os lugares, inclusive na própria escola, onde a música deve ser pauta junto às disciplinas regulares. Queremos utilizar a biblioteca, local comumente utilizado para estudos, para estar próximo aos jovens", explica Sergio "TR" Machado, DJ e assessor de Cultura Urbana da Sececrj.
Reconhecimento
Durante a abertura da 1ª Expo DJ, nesta quinta-feira (29/09), cerca de 200 DJs que marcaram a história do segmento, incluindo nomes como "Negralha", "Memê" e "Corello", receberam certificado de reconhecimento pelo trabalho realizado nas rádios e clubes em todo o país. A cerimônia fez parte da celebração pelos 39 anos da Discoterj, primeira associação de DJs e VJs da América Latina.
Moradores da Cidade de Deus, Cleber e Bernardo de Almeida, 45 e 14 anos, pai e filho respectivamente, caminharam juntos ao palco para receber o certificado, orgulhosos por carregarem uma tradição de três gerações de DJs na família.
"Tudo começou com meu pai, seu Evaldo. Eu o ajudava a carregar as caixas de som e aos poucos fui me interessando e aprendendo. Acabou que meu filho seguiu os mesmos passos que eu. Tá sendo maravilhoso receber esse prêmio ao lado dele. É um reconhecimento para a nossa família", contou o DJ Cleber de Almeida.
A premiação contou com patrocínio da empresa Muzik Academy.
Serviço
1ª Expo DJ - O Tempo Não Para
Data: de 29/09 a 21/10
Dias: segunda a sexta-feira
Horário: 10h às 17h
Endereço: Avenida Presidente Vargas, 1261, Centro
Fotos: Gui Maia
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!