Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
O que estão compartilhando: foto em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva posa ao lado de três homens e segura uma camiseta da Palestina. A legenda diz que o presidente estaria “confraternizando com os terroristas do Hamas”.
O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é falso. A foto foi tirada em Porto Alegre, em junho de 2022, durante encontro de integrantes da Federação Árabe Palestina do Brasil (Fepal) com o então presidenciável. A entidade reúne associações de imigrantes, refugiados e descendentes de palestinos no Brasil.
O texto diz que o presidente da organização e a vice, Ualid Rabah e Fátima Ali, se encontraram com Lula no hotel Plaza São Rafael. Também compareceram membros da comunidade palestina no Rio Grande do Sul e lideranças políticas parceiras da entidade. Eles entregaram uma carta ao então presidenciável com reivindicações sobre a questão palestina, bem como denunciaram um crescimento no preconceito contra pessoas de origem árabe no País.
Eles também deram presentes a Lula. Entre eles, uma camiseta da seleção de refugiados. É possível ver na parte de baixo da camiseta o logotipo da entidade.
Palestinos deram a Lula a camisa da seleção de refugiados.
Governo Lula não doou dinheiro ao Hamas; boato falso ressurge após ataques a Israel
O que estão compartilhando: que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria doado R$ 25 milhões ao Hamas, em 2010.
O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é falso. Boato nas redes sociais que circula desde 2019 distorce o teor da Lei n°. 12.292, de 20 de julho de 2010, sancionada por Lula no final de seu segundo mandato. A doação de R$ 25 milhões era destinada à Autoridade Nacional Palestina. A ANP é um órgão do governo provisório liderado pelo Fatah e que controla a Cisjordânia, enquanto o Hamas é um grupo rival e extremista que domina a Faixa de Gaza.
Fonte Estadão
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!