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EF118: A Batalha pela Integração e Economia Fluminense
O projeto da Ferrovia EF118 domina as atenções do debate público no Rio de Janeiro. O clamor pela preservação do traçado original, que conectaria a Baixada Fluminense ao Porto do Açu, é um ponto crucial para o desenvolvimento econômico do estado.
No centro dessa mobilização, está a necessidade de contrapor o plano que busca priorizar a ligação do Porto do Açu exclusivamente ao Espírito Santo, transformando o complexo em um corredor de exportação de commodities para a VALE.
A audiência pública recente na FIRJAN revelou a falta de mobilização e interesse de partes significativas da classe política.
Deputados federais e estaduais, como Júlio Lopes e Luiz Paulo Corrêa da Rocha, já fizeram suas posições conhecidas, mas a participação ainda é restrita. Prefeitos de diversas cidades, incluindo Wladimir Garotinho de Campos e Welberth de Macaé, têm enfrentado desafios significativos ao confrontar os lobbies poderosos, especialmente os de grandes corporações como a VALE.
Enquanto deputados como Júlio Lopes e prefeitos como Welberth Rezende e Eduardo Paes se manifestam publicamente, muitos atores políticos permanecem omissos.
As declarações do economista Mauro Osório reforçam o apelo por uma indústria mais robusta no estado, destacando o potencial de industrialização e a necessária infraestrutura ferroviária.
A postura crítica frente ao governo estadual e entidades como a FECOMERCIO, com abordagens vistas como pessoais e desalinhadas com os interesses dos cariocas, evidencia a urgência de união. Como na bem-sucedida retomada do Galeão, faz-se crucial uma mobilização coletiva de forças políticas, instituições acadêmicas e sociais.
O prefeito Eduardo Paes, através de suas redes sociais, destaca a importância estratégica de defender não só a capital, mas o estado como um todo, promovendo um crescimento econômico sustentável que aproveite plenamente o potencial da região. A defesa de um traçado integral da EF118 mostra-se vital para evitar a configuração de um mero corredor de exportação e assegurar infraestrutura essencial para o desenvolvimento regional.
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