Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
Os dias 12, 13 e 14 de dezembro vão fechar o último mês de 2023 com o evento Jornada de Diálogos entre especialistas, coordenadores, gerentes e psicólogos da FIA-RJ e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). A proposta é contar a caminhada histórica dos programas da Fundação para a Infância e Adolescência (FIA-RJ) e a importância deles na sociedade, sob o ponto de vista de quem entende do assunto.
Serão três dias de debates, palestras, exposições e atividades ligadas aos temas sociais, racismo, territórios da juventude, comunicação, rede social, profissões e lei de cotas. Toda a jornada terá transmissão ao vivo, por meio do canal Youtube
(Dia 12 - PTPA) https://youtube.com/@IfhtUerj?si=IY11YNQOWdL-Ivo3
(Dias 13 e 14 - NACA E SOS)
A UERJ, maior parceira do evento e apoiadora 100% dos programas que vêm impactando a vida de crianças, jovens e adolescentes no Rio, abrirá a programação do dia 12 (terça-feira) com uma série de atividades. E se estenderá com participação nos outros dias em mesas de debates, com os programas de Trabalho Protegido na Adolescência (PTPA) Atenção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Violência (NACA e SOS Crianças Desaparecidas.
Primeiro dia
No primeiro dia de evento haverá apresentação da programação, com coquetel de abertura para comunicar a agenda completa dos três dias de Jornada. Na ocasião, coordenadores, gerentes e a presidente FIA-RJ, Fernanda Lessa, entregarão placas homenageando os parceiros do PTPA, e participarão de debates.
Já a tarde, a UERJ e a FIA-RJ vão promover oficinas culturais, dança, redes sociais, exposição, apresentação de Stand Up Comedy e palestras oferecidas no "Corre Cultural: Desafios e Territórios da Juventude", organizado também pelo Observatório de Políticas Públicas para Adolescentes.
Após a abertura da segunda etapa do evento, quem vai iniciar a programação das atividades é Tatiane Alves, coordenadora do PTPA e professora titular da UERJ. Ela vai falar sobre o “Significado do Corre e os Desafios de Juventude - Conheça seus direitos!”
Outros seis temas fecham os painéis de debates: "Juventude entre feeds e posts", "Religiosidade sem caô", "Racismo Religioso" com oficina de atabaques, "Raça e Etnia A Coisa tá preta”, com oficina de tranças, "O Corre é geral!", com a oficina de profissões e lei de cotas, "O Social do Social", que vai falar sobre o CadÚnico, Orientação em Sexualidade, Saúde e banco de Sangue Herbert de Souza.
No final haverá debate sobre "Inovação, juventude e Tecnologia: tudo dominado!", com atividades de realidade virtual e robótica - UERJBotz. O público do PTPA e convidados também poderão participar de outras oficinas como as de danças do Passinho, Capoeira e Passistas.
- Essa Jornada de Diálogos é o marco da parceria desenvolvida ao longo desse ano de 2023 entre a UERJ e a FIA-RJ. Coordenar programas tão essenciais à população fluminense foi um desafio e um presente. Toda equipe do IFHT/UERJ desenvolveu atividades e ações para corroborar e ampliar a capilaridade dos projetos. Contamos ainda com o apoio inestimável da reitoria e de toda a administração central da universidade, que agiu com presteza e responsabilidade para que as ações pudessem ser realizadas. Foi um ano de muita troca, muita aprendizagem e muito crescimento para nós e para os colaboradores da FIA-RJ. Desejo que em 2024 possamos ampliar ainda mais as ações e alcançar cada vez mais cidadãos do nosso estado -, destaca a professora Eloiza Oliveira, diretora do IFHT/UERJ e coordenadora geral do SOS Crianças Desaparecidas e do NACA.
Segundo dia
No dia 13 (quarta-feira), quem se apresenta é o NACA. O Programa de Atenção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Violência vai promover encontros com integrantes da mesa de autoridades, onde serão debatidas as ações de destaque de 2023 junto com o Instituto Multidisciplinar de Formação Humana com Tecnologias ( IFHT/UERJ). Por meios de um painel, serão discutidas articulações em rede, distribuição de casos e apresentação de estratégias.
Na sequência dos debates, o NACA apontará o impacto do programa no que se refere à escuta especializada e depoimento especial.
No último painel, falas de representantes do SGDCA, com a defensora pública Eufrásia Virgens, da Coordenadoria de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cdedica), e da psicóloga Gabriela Fructuoso, responsável técnica da Vara Especializada em Crimes Contra a Criança e o Adolescente (VECA do TJRJ) e membro da Comissão pela implantação da Lei nº 13.431/2017 (Escuta Protegida), mediadas pela assessora jurídica do NACA Búzios, Fernanda Muniz. O encerramento da Jornada neste dia se dará com lançamento da cartilha NACA, apresentação do Corpo de Baile, Exposição de fotos de alunos das unidades do PTPA e músicos da Cidadania Sinfônica São Charbel.
Terceiro dia
Na quinta-feira (14), o último dia de evento será marcado pelo Programa SOS Crianças Desaparecidas. Com o lançamento da cartilha do programa, o gerente Luiz Henrique Oliveira, ao lado do vice-presidente da FIA-RJ, Rafael Fróes, vão receber os convidados da IFHT/UERJ e outros profissionais da equipe SOS para compor a mesa de autoridades no assunto, levando ao público as ações de destaque de 2023.
Outros temas serão levantados por eles, como a contextualização e os dias atuais, referentes ao "Fenômeno do Desaparecimento de Crianças e Adolescentes", o "Papel da Mídia na Localização e Prevenção do Desaparecimento" e "Saúde Mental".
- É o momento de celebrar e dizer que a nossa gratidão é imensurável. Temos muito a agradecer por esse ano, pois ele foi exitoso em todos os setores e programas da fundação. Se não fossem o empenho e a dedicação de todos os nossos parceiros e colaboradores nas atividades realizadas ao longo do ano, e ao governo do estado por todo o apoio, jamais nosso trabalho seria possível. Todos os resultados alcançados pela FIA-RJ neste período são resultados de trabalhos construídos com eles, e, também, com nossa equipe multiprofissional. Que no próximo ano tenhamos saúde abundante para que possamos continuar trabalhando em prol do social, educação, inclusão, empregabilidade e cultura -, comenta Fernanda Lessafer.
O QUE É A FIA-RJ?
A Fundação para a Infância e Adolescência (FIA-RJ) integra administração indireta do Governo do Estado , vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSODH) do Rio de Janeiro. É hoje o principal ente público do Poder Executivo, no contexto do Sistema de Garantia de Direitos (SGD), na área da Criança e do Adolescente do Estado do Rio de Janeiro.
Sua missão é colaborar na formulação de políticas públicas de garantia de direitos na área da infância e adolescência, bem como implementar e articular serviços e ações de proteção social, de natureza especial, no âmbito da média e alta complexidade, essencialmente voltados para crianças e adolescentes que se encontram com seus direitos violados e/ou ameaçados.
PROGRAMAÇÃO DAS ATIVIDADES DA JORNADA
DIA 12/12 – TERÇA-FEIRA
LOCAL: CAPELA ECUMÊNICA DA UERJ - CAMPUS MARACANÃ
PROGRAMAÇÃO
Atividade 1 - Encontro com os parceiros do PTPA/2023
10h às 12h - Abertura com Convidados
12h às 13h - Coquetel
Atividade 2 “CORRE CULTURAL: DESAFIOS E TERRITÓRIOS DA JUVENTUDE”
Palco 1 (Nível Térreo da Capela Ecumênica)
14h - Abertura com as autoridades presentes
15h- Palestra e debate: Significado do Corre e os Desafios de Juventude - Conheça seus direitos! - Prof Tatiane Alves - Coordenadora do PTPA e Professora Titular da UERJ
15h40 - Intervalo
16h - 17h30 - Atração cultural
Batalha do Conhecimento e apresentação de Stand Up Comedy
Palco 2 (Nível Subsolo da Capela Ecumênica)
15h às 17h30 - Oficina do passinho + Oficina de capoeira + Oficina de passistas
Coordenação - Equipe de Bolsistas
ESTAÇÕES TEMÁTICAS: TERRITÓRIOS DE JUVENTUDE
LOCAL - TENDA EM FRENTE A CAPELA COM ESTANDES
ESTAÇÃO 1 - Juventude entre feeds e posts - Responsável: Maria Morena
Atividades propostas: Espaço “instagramável” (foto 360) e discussão sobre o papel das redes sociais para o jovem-adolescente hoje
ESTAÇÃO 2 - Religiosidade sem caô e Racismo Religioso - Responsável: Caio Baima
Atividades propostas: Oficina de atabaques
ESTAÇÃO 3 - Raça e Etnia “A coisa tá preta” - Responsável: Vanessa
Atividades propostas: Oficina de tranças
ESTAÇÃO 4 - O corre é geral! - Responsável: Gabriel
Atividades propostas: Oficina de profissões e Lei de cotas
ESTAÇÃO 5 - O social do Social - Responsáveis: Tatiane/Mariana
Atividades propostas: CadÚnico (ver parceria com prof Waleria do PIBA) + NESA: Grupo Arco-íris, PROSS (Programa de Orientação em Sexualidade, Prevenção de DST e Distribuição de Preservativos) e o ELOSS (Espaço Livre de Orientação em Sexualidade e Saúde) + Banco de Sangue Herbert de Souza
ESTAÇÃO 6 - Inovação, juventude e Tecnologia: tudo dominado! - Responsáveis: Tatiane e Isabel
Atividades propostas: Realidade virtual + Robótica - UERJBotz
OUTRAS ATRAÇÕES:
Exposição de fotos PTPA
Vem pra UERJ
SESC/SENAC/FAETEC - realidade virtual (Espaço Tecnologia e Inovação)
Wagner Menezes (jornalista)
Felipe Ferreira / Jean Lacrot - stand up comedy (Palco principal)
DIA 13/12 – QUARTA-FEIRA
NACA
9h às 10h – Coffee break
10h às 10h30 – Mesa de Autoridades
Profa. Dra. Eloiza Oliveira (diretora IFHT/UERJ)
Genciara Marinho (IFHT)
Rafael Fróes (Vice-presidente da FIA-RJ)
Danielle Gimenez (FIA NACA)
10h30 às 11h30 – IFHT e NACA em 2023: ações de destaque
Edson Chianca
Bruno Miranda
Viviane Nizzo
Danielle Gimenez
11h30 às
12h30 – Boas práticas nos NACAs: momento de reflexão
Mediação: Mariana Duayer de Souza
Rosana P. de Carvalho Miranda (NACA Cabo Frio 1): Articulações com a Rede;
Alisson Cleffs (NACA Três Rios): Distribuição de Casos;
Sayonara da Silva Tosta Santos (NACA Botafogo):
O trabalho interdisciplinar (AS, Psi e As. Jur);
Adriana da Silva Ramos Leal (NACA Mangaratiba), Apresentação da estratégia: Semáforo do Toque e a divulgação do NACA pelas Redes Sociais;
12h30h às 14h – Intervalo para almoço e Mostra de banners
14h às 15h30 – Palestra “Escuta Especializada e Depoimento Especial”
Fernanda de Souza Muiniz (Mediadora)
Dra. Eufrásia Maria Souza das Virgens (Defensora Pública)
Gabriela Fructuoso (Psicóloga da VECA)
15h30 às 16h30 – Apresentação Cidadania Sinfônica de São Charbel
16h30 – Encerramento com lançamento da Cartilha
Bianca Santiago
Marcelo Luizzi
Danielle Gimenez
DIA 14/12 – QUINTA-FEIRA
SOS CRIANÇAS DESAPARECIDAS
9h às 10h – Coffee break
10h às 10h30 – Mesa de Autoridades
Prof. Lincoln Tavares (UERJ)
Profa. Dra. Eloiza Oliveira (diretora IFHT/UERJ)
Kamilla Loivos (IFHT)
Rafael Fróes (Vice-presidente da FIA-RJ)
Luís Henrique Oliveira da Silva (FIA SOS)
10h30 às 11h30 – IFHT e SOS em 2023: ações de destaque
Edson Chianca
Bianca Santiago
Pedro Otávio Rodrigues
Jéssica Farias
Isabelle Corrêa
11h30 às 12h30 – O fenômeno do desaparecimento de crianças e adolescentes: contextualização e os dias atuais
Professora Letícia Carvalho de Mesquita Ferreira
Equipe SOS:
Isabelle Corrêa Loivos
Jéssica Farias de Paiva
Pedro Otavio Rodrigues Lima
Rosângela da Conceição Castro
12h30h às 14h – Intervalo para almoço e Mostra de Banners
14h às 15h30 – Palestra 1 “O papel da mídia na localização e na prevenção do desaparecimento”
Bruno Ferraz (Coordenador de Comunicação FIA/RJ)
Vera Araújo (Jornal O Globo)
Charles (Jornal O Dia)
15h30 às 16h30 – Palestra 2 “Sobre Saúde Mental”
16h30 – Encerramento com lançamento da Cartilha
Luciana Nunes
Angela Mendes
Pedro Otávio Rodrigues
Isabelle Corrêa
Fonte: Silvia Melo
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!