Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
Presidente interino do Progressistas, o deputado federal André Fufuca (MA) afirmou, nesta terça-feira (5/10), que a filiação do presidente Jair Bolsonaro ao partido está “90%” acertada.
“As conversas estão boas, está avançado bem. Muito poucos estados são contra, mas nada demais”, disse Fufuca, que assumiu o comando da sigla em agosto, após Ciro Nogueira assumir a Casa Civil do governo Bolsonaro.
O deputado ressaltou que, caso Bolsonaro se filie mesmo, todos os integrantes do PP terão que apoiar a reeleição dele ao Palácio do Planalto em 2022. Inclusive filiados do Nordeste, os que mais resistem à entrada do presidente.
“Estaremos 100% alinhados com ele. Todo mundo vai ter que apoiar”, afirmou o dirigente, acrescentando que essas questões já estão sendo discutidas com os diretórios estaduais contrários à filiação de Bolsonaro.
Exigências
Segundo Fufuca o presidente da República não exigiu o comando da sigla para se filiar, como fez com o PSL em 2018. A única exigência teria sido o direito de escolher candidatos ao Senado em alguns estados.
Ciro Nogueira começou, ainda na semana retrasada, a sondar oficialmente filiados do Progressistas sobre a entrada de Bolsonaro no partido.
Contrapartida nos Estados
Presidentes estaduais do Progressistas fizeram uma exigência ao ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, para aceitar a filiação do presidente Jair Bolsonaro ao partido.
Eles avisaram a Ciro, que é presidente nacional licenciado da legenda, que só concordam com a entrada de Bolsonaro se não perderem o comando da sigla nos estados.
O temor das lideranças do Progressistas é o de que o mandatário da República exija a presidência da sigla em alguns estados para distribuir a aliados bolsonaristas.
Ciro começou a sondar oficialmente lideranças do Progressistas sobre a possível filiação do atual chefe do Palácio do Planalto ao partido.
Ciro tem ligado para dirigentes regionais. Na semana retrasada, também promoveu reunião virtual com algumas lideranças da legenda para discutir o assunto. (Do Metrópoles)
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!