Finais dos Jogos Escolares acontecem em quatro cidades do RJ

Quissamã, Vassouras e Maricá recebem competições de Tiro com Arco; na capital, Atletismo e Voleibol serão palco de disputas por medalhas

Finais dos Jogos Escolares acontecem em quatro cidades do RJ

O mês de agosto promete finais de semanas agitados por conta das finais dos Jogos Escolares do Rio de Janeiro (JERJ). Organizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria estadual de Esporte e Lazer, quatro cidades vão receber disputas: Quissamã, Vassouras, Maricá e a capital fluminense. Desde o início das competições em junho, mais de 17 municípios já receberam as provas do JERJ, incluindo, pela primeira vez, regiões dos Lagos, Serrana, Norte e Sul fluminenses. 

No próximo domingo (4), Quissamã será o cenário das disputas de Tiro com Arco. Já no sábado (10) e domingo (11), a final de Atletismo ganha destaque no Rio de Janeiro; enquanto em Freguesia, Jacarepaguá, as quadras de Voleibol também terão sua vez. Já no domingo (25), em Vassouras, e na sexta-feira (30), em Maricá, é a vez dos atletas de Tiro com Arco brilharem na competição.

Miguel Ricardo, aluno da Escola Pio XII, de 14 anos e paraplégico, é um dos atletas na competição de Tiro com Arco. Seu interesse pelo esporte surgiu após assistir às Olimpíadas de 2016:

“Conheci o esporte nas Olimpíadas de 2016, quando o meu pai comprou ingresso para assistir a competição de Tiro com Arco. Quando o atleta ganhou, ele pulou para as arquibancadas e colocou a medalha em mim. O JERJ é bem legal, com competições bem maneiras e espaço para se divertir. Minha expectativa é de avançar para as próximas etapas”, revelou Miguel. 

Para o pai de Miguel, Ricardo dos Santos, o mais importante é ver seu filho competindo e testemunhar o seu desenvolvimento: “Está sendo maravilhoso chegar aqui e ver ele competindo com uma criança que já compete há muito tempo ou que já foi para o exterior. E o Miguel, com poucos meses, está competindo. É gratificante demais ver meu garotão fazendo bem. Então, tudo foi muito bom, bacana e emocionante demais ver isso tudo acontecer na nossa vida. Parece que até um sonho que a gente está vivendo”.

"As competições dos Jogos Escolares do Rio de Janeiro estão em sua fase decisiva, destacando o talento e a dedicação dos jovens atletas. Neste fim de semana, Quissamã, Vassouras e Maricá receberão as emocionantes disputas de Tiro com Arco, enquanto a capital se prepara para intensas batalhas no Atletismo e Voleibol. É a oportunidade perfeita para celebrar o espírito esportivo e o potencial das novas gerações. Estamos na reta final de montar o Time RJ que vai representar o Rio de Janeiro nos campeonatos nacionais" afirmou o secretário estadual de Esporte e Lazer, Rafael Picciani

O JERJ é realizado pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, em parceria com a Federação de Esportes Estudantis do Rio de Janeiro (Feerj). Ao todo, participam das atividades, 71 municípios do Rio de Janeiro, com cerca de 650 escolas públicas e privadas inscritas, e mais de 5 mil estudantes nas equipes, classificando a garotada para as competições a nível nacional.

Destinada a jovens de 11 a 17 anos, a competição abrange 20 modalidades esportivas, como atletismo, basquete, futsal, ginástica artística, natação e vôlei, entre outras. Com um calendário fixo de competições, as etapas pré-classificatórias percorrerão as cinco regiões administrativas do estado. Para acompanhar o cronograma completo e obter mais informações sobre o programa, acesse: www.jerj.com.br

Confira a programação do final de semana: www.jerj.com.br 
Sobre os Jogos Escolares do Rio de Janeiro (JERJ):
Com o objetivo de fomentar a prática esportiva para crianças e adolescentes, a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer criou o programa que oferece, de forma gratuita, todos os subsídios para os estudantes das redes pública e privada terem acesso às práticas esportivas, que são fortes potencializadores da transformação social. Em uma política pública estruturante, o programa inclui a oferta de: equipe técnica, locais de competição, uniformes, troféus e medalhas. Além disso, os classificados terão a oportunidade de representar o Rio de Janeiro em competições organizadas pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) e pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) em diversas partes do país. A iniciativa também prevê a inscrição dos alunos em torneios como os Jogos Escolares Brasileiros e os Jogos da Juventude. O programa é desenvolvido com recursos da Lei Pelé, totalizando aproximadamente R$12 milhões de reais investidos.

Confira mais informações sobre o programa e acompanhe os resultados de cada categoria no site: www.jerj.com.br

Crédito: Divulgação SEEL-RJ

 

Por Jornal da República em 02/08/2024
Aguarde..