Flávio Dino faz Líder do PL André Fernandes virar piada: 'vou contar para os meus alunos como anedota... O senhor acaba de entrar para o meu livro de memórias'

Deputado Bolsonarista mais votado do Ceará envergonha a CCJ, comissão com padrão mais elevado da casa, mostrando completo despreparo ao citar que o ministro responde 267 processos conforme Jusbrasil

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, reagiu a uma fake news do deputado André Fernandes (PL-CE) nesta terça-feira (28) e afirmou que o parlamentar viraria "piada" para seus alunos, além de entrar em seu "livro de memórias". Dino ainda comparou Fernandes ao "continente mental de quem acha que a Terra é plana".

O embate foi na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara. Fernandes acusou Dino de responder a mais de 200 processos, com base em uma falsa interpretação do Jusbrasil difundida por aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) contra ministros do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

As citações no site jurídico, no entanto, não se referem necessariamente a acusações em processos, mas a qualquer tipo de citação, como testemunha e direito de resposta. Minutos antes, Dino havia afirmado que possui lisura em sua carreira como juiz e político.

"Eu sou professor de Direito, eu vou contar para os meus alunos como anedota, como uma piada. O senhor acaba de entrar para o meu livro de memórias. O Jusbrasil, quando coloca o nome, não aparece os nomes de quem responde a processos. Aparece os nomes de quem produz direito de resposta na Justiça, de quem foi requerido no pedido de resposta, aparece o nome de quem registrou a candidatura, de quem prestou contas à Justiça Eleitoral, de quem foi testemunha em um processo", disse Dino.

"A estas alturas dizer, com base no JusBrasil, que eu respondo a 277 processos, se insere mais ou menos no mesmo continente mental de quem acha que a Terra é plana. Mais ou menos, mais ou menos. E claro que, olhando nos seus olhos, eu vejo que o senhor sabe que a Terra é redonda. Assim como o senhor sabe que a Terra é redonda, nunca mais repita essa mentira, essa fake news, dos 277 processos", acrescentou o ministro.

Até a oposição riu, Wadih Damous e Ricardo Capelli que acompanhavam o ministro também não conseguiram se conter.

O ministro completou que a mentira "vil" e "baixa" é difundida diariamente na internet, confundindo a população, e disparou contra o deputado: "Eu aproveito esta oportunidade de o senhor trazer esse questionamento para esclarecer definitivamente que eu não respondo, não respondi e não responderei a 277 processos, nem à metade, nem cinco, nem três, nenhum. Diferente do senhor". 

Em seguida, Fernandes pediu respeito. Os dois também chegaram a protagonizar atritos quando o deputado insinuou uma ligação entre o PCC, organização criminosa, e o PT. Dino afirmou que a insinuação era uma "canalhice" e citou que Fernandes é investigado no Supremo Tribunal Federal (STF) em ações relacionadas aos atos criminosos de 8 de janeiro, quando bolsonaristas radicais depredaram prédios públicos em Brasília (DF).

O ministro da Justiça ainda fez alusão ao episódio em que o deputado quebrou um microfone de R$ 1,6 mil na tribuna da Câmara - espaço no plenário para discurso de parlamentares - na última quinta-feira (23). "Não quebre o microfone, por favor", ironizou Dino em fala a Fernandes.

 

Por Jornal da República em 29/03/2023
Aguarde..