“Forças ocultas” no caso Marielle

Marcelo Freixo cobra do governador Claudio Castro e do Procurador-Geral do MP, Luciano Matos, as razões pela saída das promotoras e de delegado do Caso Marielle Franco

“Forças ocultas” no caso Marielle

DA REDAÇÃO - Jânio Quadros, que renunciou à Presidência da República em 1961 com apenas sete meses e vinte e quatro dias de governo, disse que “forças ocultas” o apearam do poder.

O deputado estadual que é pré-candidato a governador pelo Estado do Rio de Janeiro, Marcelo Freixo (PSB), cobrou, em tom de denúncia, um posicionamento do governador Claudio Castro e do Ministério Público, através do Procurador-Geral, Luciano Matos, sobre a troca das promotoras Simone Sibilio e Letícia Emile, que saíram do caso que investigava a morte de Marielle Franco e do delegado Moisés Santana por “forças externas.”

- É gravíssima a saída das promotoras Simone Sibilio e Leticia Emile das investigações sobre a execução de Marielle Franco. O pedido de demissão de ambas ocorre na mesma semana em que o delegado do caso, Moisés Santana, foi substituído, denunciou Freixo em sequência de twitters.

O deputado levantou suspeita de que o afastamento dos três tem relação direta com a delação premiada da viúva do miliciano Adriano da Nóbrega, que foi apresentada pelo delegado Allan Turnowski, secretário de Polícia Civil do Rio.

- Simone e Leticia estavam há 3 anos no caso, realizando um trabalho correto. Ainda não sabemos as razões das demissões, mas há informações sobre interferências externas nas investigações que podem estar ligadas à delação de Júlia Lotufo, viúva do miliciano Adriano da Nóbrega, deixou no ar o deputado pessebista.

As promotoras Simone Sibilio e Letícia Emile, que faziam parte da força-tarefa que investiga as mortes de Marielle Franco e Anderson Gomes, em março de 2018, deixaram seus cargos. As duas estavam no caso desde setembro daquele ano.

O Ministério Público confirmou a saída em nota neste sábado (10). À TV Globo, Simone confirmou a saída. A TV Globo também apurou que as duas promotoras saíram por receio e insatisfação com "interferências externas". Não foram especificadas quais teriam sido essas interferências.

O MP informou ainda que os substitutos de Letícia e Simone serão escolhidos em breve. Segundo fontes, a insatisfação das promotoras começou quando a viúva do ex-capitão do Bope, Adriano da Nóbrega, quis fazer uma delação premiada revelando informações sobre homicídios e ligações de políticos com criminosos no Rio de Janeiro.

A estranheza de Freixo se justiça quando afirma que “Júlia foi casada por 10 anos com Adriano, chefe do maior grupo de assassinos profissionais do Rio, e conhece os bastidores do crime organizado no Estado.”

Ainda segundo o deputado, O governador Claudio Castro e os chefes do Ministério Público e da Polícia Civil do RJ precisam vir a público explicar a substituição do delegado e se posicionar sobre a saída das promotoras.

- É preciso que haja transparência e responsabilidade, cobrou.

Indicando o óbvio que é ignorado por parte da imprensa e autoridades, Marcelo Freixo alertou que a execução da vereadora Marielle Franco e de Anderson Gomes envolve gente muito poderosa e não podem pairar suspeitas sobre interferências nas apurações.

- O assassinato de Marielle é um crime contra a democracia, e o seu mandante tem que ser identificado, enfatizou.

E por fim o deputado algumas perguntas que contemplam qualquer pessoa que tem o mínimo de consciência cidadã e isso não tem relação com ser de esquerda e direita, mas simplesmente de ser civilizado.

Qual grupo político é capaz de executar uma vereadora?
Quem mandou matar Marielle Franco?
E por quê?

- Essas respostas interessam ao Rio de Janeiro e ao Brasil, concluiu Freixo.

Pelas redes sociais, a irmã de Marielle, Aniele Franco desbafou.

- A gente não tem um dia de paz. Sinto muito pela saída das promotoras! Promotoras essas que eu depositava muita confiança e esperança para que elas ajudassem a resolver o caso da Mari e do Anderson! Agora eu quero saber que interferências são essas! Quem mandou matar minha irmã!??

(Com G1 e agências)
Colagem: Editoria de arte Tribuna

Por Jornal da República em 11/07/2021

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Em caminhada na Zona Sul, Marcelo Queiroz anuncia criação de polos de especialidades de saúde e fortalecimento da Atenção Básica
19 de Agosto de 2024

Em caminhada na Zona Sul, Marcelo Queiroz anuncia criação de polos de especialidades de saúde e fortalecimento da Atenção Básica

Márcio Pacheco, pode ser o novo secretário estadual de Governo 
26 de Maio de 2021

Márcio Pacheco, pode ser o novo secretário estadual de Governo 

Derrotado, Arthur Lira retira PL das Fake News da pauta de votação da Câmara
02 de Maio de 2023

Derrotado, Arthur Lira retira PL das Fake News da pauta de votação da Câmara

Sucesso sempre!!!.Aniversário do empresário e amigo Claiton Chopinho agita Nova Iguaçu
29 de Julho de 2023

Sucesso sempre!!!.Aniversário do empresário e amigo Claiton Chopinho agita Nova Iguaçu

Aguarde..