Fórum permanente pró-emancipação da região da Barra da Tijuca - AP4, lança Carta Manifesto dos Ambientalistas e líderes Comunitários

Carta Manifesto dos Ambientalistas e líderes Comunitários da Região da Barra da Tijuca

Fórum permanente pró-emancipação da região da Barra da Tijuca - AP4, lança Carta Manifesto dos Ambientalistas e líderes Comunitários

A Comissão de Coordenação do Núcleo de Emancipação da Região da Tijuca debateu e aprovou diretrizes com temas relevantes para estruturar a proposta emancipacionista para lançar a "A Carta Manifesto dos Ambientalistas e líderes Comunitários da Região da Barra da Tijuca”.

Foi aprovado entre outros, o Credenciamento de Jornalistas e titulares na área de comunicação, mídia impressa e eletrônica cidade do Rio de Janeiro; a criação do “Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Meios Alternativos para Defesa do Meio Ambiente Sustentável, Mobilidade Urbana e Segurança" e Eleição dos Membros do Comitê Diretivo e Organizador.

Dossiê vai reunir informações vitais da Região

Para subsidiar os trabalhos dos integrantes do Movimento, um grupo de Estudos e Debates, será o responsável pela reunião de informações, estudos e projetos para viabilizar um Dossiê completo sobre as questões urgentes e necessárias para a qualidade de vida da população da Região.

O Evento de constituição está sendo organizado pela Comissão Coletiva e Diretiva do Movimento, com apoio da ONG – Lagoa Viva – PACTO DE RESGATE AMBIENTAL presidido pelo ambientalista Donatto Velloso, que luta pela qualidade de vida na Região há 30 anos e a Comissão Sócio Ambiental da Associação Nacional e Internacional de Imprensa – ANI. “O cenário de hoje é diferente de quando houve o plebiscito em 1988. Não época não existia redes sociais, e já deu para sentir a reação dos internautas que estão discutindo o assunto nas redes. Estamos discutindo com eles a questão do crescimento desordenado e a falta de investimento público na Região”, salienta Velloso.

O jornalista Roberto Monteiro Pinho, ao lado de Velloso, atua na divulgação e promove encontros com líderes comunitários, que reúne perto de 300 lideranças, e estima que até o início de 2023, o grupo terá 5 mil pessoas a frente do projeto que “é de todos”. Entre os grupos que apóia, se destaca o segmento de entretenimento e o ambiental.

“A Região já atingiu 1,4 milhões de moradores, dentro de cinco anos, estará próximo de 2 milhões, uma Metrópole, que não tem saneamento, um hospital público de porte para atender a demanda da saúde, a rede privada de saúde está saturada, o atendimento é precário, o trânsito caótico, a violência cresce a cada dia, falta escola pública, e controle urbano para evitar o assoreamento de pontos verdes, que ainda resiste à agressão ao meio ambiente. Somos focados no projeto e vamos trabalhar muito para libertar a Barra da Tijuca, e quem sabe, voltar a sonhar com a nossa Miami brasileira. Temos observado que existe motivação popular” – salientou Monteiro.

O Fórum será responsável pela organização, divulgação da Agenda e promover novos Encontros para discutir a proposta de mobilização para Emancipação da Região da Barra da Tijuca. A Comissão vai assessorar os grupos temáticos de Saneamento, Mobilidade Urbana, Educação, Segurança entre outros. (Imagem: Internet)

FÓRUM OFICIAL PRÓ EMANCIPAÇÃO DA REGIÃO DA BARRA DA TIJUCA-AP4

@MOVIMENTOBARRALIVRE

e-mail: mov.barralivre@gmail.com

Por Jornal da República em 13/07/2022
Aguarde..