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Rio sem Ônibus
Mais da metade da frota de ônibus deixou de operar no Rio de Janeiro durante a pandemia.
Menos da metade da frota de ônibus contratada pela prefeitura do Rio de Janeiro atendeu a população carioca nos últimos 12 meses. De acordo com a segunda edição do relatório De Olho no Transporte, recém-lançado pela Casa Fluminense – espaço de construção de políticas e ações públicas com foco na redução das desigualdades –, houve uma “brusca redução” da frota em circulação. Pelo menos 37 linhas desapareceram sem aviso prévio durante o período de pandemia.
A lei determina que as empresas de transporte coletivo devem operar com 80% de toda a frota nas ruas e 20% em reserva técnica. O estudo aponta, no entanto, que até fevereiro de 2020, apenas 55% da frota prevista estava operando. Em números absolutos, 81 linhas de ônibus já estavam fora de circulação à época.
Segundo o RioÔnibus, todas as frotas das linhas de ônibus comuns estão na rua. Contudo, a realidade que os usuários e trabalhadores que dependem do transporte Público não raramente vêm sendo pego de surpresa com a falta de transporte, e tal fato vem cada dia se agravando mais na atual gestão de Eduardo Paes.
A alternativa para muitas pessoas são as vans, e mototáxis que estão cobram até o dobro da tarifa municipal de ônibus.
Para piorar pra quem depende de transporte público está previsto também o aumento da tarifa da SuperVia em plena Pandemia.
Da redação Imagens: Internet
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