Funcionários da Petrobras terão cirurgia de mudança de sexo paga pelo plano da empresa

Petrobras organiza evento em homenagem ao Dia da Visibilidade Trans

Funcionários da Petrobras terão cirurgia de mudança de sexo paga pelo plano da empresa

A Petrobras vai celebrar o “Dia da Visibilidade Trans” em 30 de janeiro. O evento acontece desde de 2018. Segundo os organizadores “busca aumentar a conscientização sobre os direitos e a inclusão das pessoas trans no ambiente corporativo e na sociedade em geral”.

A estatal descreve o acontecimento como “especial e cheio de significado” para a empresa. A programação inclui palestras e workshops focados em diversidade e inclusão. 

Desde o ano passado, a empresa intensificou sua aderência a iniciativas trans e agenda woke. 

No Dia Internacional da Mulher de 2024, a filósofa Márcia Tiburi recebeu R$35.247 em dinheiro público para falar sobre gênero, binariedade, heteronormatividade, estereótipo de gênero, identidade de gênero e "heterossexualidade compulsória".

Durante o evento, Márcia incentivou os funcionários a considerarem a divisão tradicional entre masculino e feminino como "desatualizada". Ela disse:

“Vocês podem ficar super confortáveis se, amanhã, já não estiverem mais tão bem situados nesse lugar aí onde hoje estão acreditando viver, no caso, homem e mulher”.

A inclusão desse tipo de agenda em repartições públicas tem sido cada vez mais comum, levantando questões sobre interesses além de levar conforto a pessoas que se declaram trans. 

A Brasil Paralelo investigou e descobriu que a narrativa sobre inclusão é a ponta do iceberg da agenda trans. O resultado está no original As Grandes Minorias, um retrato da “geração sem sexo”. 

Assista: 

Plano de saúde da Petrobras vai pagar mudança de sexo 

No dia 21 de janeiro de 2025, a Petrobras anunciou que pagará tratamentos de mudança de gênero para seus funcionários. 

A partir de agora o plano de saúde da empresa vai cobrir terapia hormonal, retirada de órgão genital masculino, retirada de mamas, implante de prótese peniana e reconstrução mamária. 

O atendimento terá um nome específico, sendo batizado de TransCuidar. No Dia da Visibilidade Trans, a Petrobras também aderirá ao Fórum de Empresas e Direitos LGBT+. 

Criado em 2013, o Fórum propõe workshops e palestras sobre o segmento LGBT+, além de rodas de conversa com especialistas. O assunto é pouco abordado pela grande mídia, que parece omitir a disseminação da cultura woke e outros assuntos. 

Via Brasil Paralelo

Por Jornal da República em 24/01/2025
Aguarde..