Futuro de Ceciliano em jogo: PT decide vice de Paes e possível retorno ao Rio

Plano B: Ex-presidente da Alerj pode se dedicar à campanha do filho enquanto aguarda decisão

Futuro de Ceciliano em jogo: PT decide vice de Paes e possível retorno ao Rio

O ex-presidente da Alerj, André Ceciliano, enfrenta um momento decisivo em sua carreira política. Atualmente secretário de assuntos federativos da Secretaria de Relações Institucionais da presidência, Ceciliano pode ter que deixar Brasília na próxima semana e retornar ao Rio de Janeiro, enquanto aguarda uma definição sobre seu futuro político.

Ceciliano tem até o dia 5 de junho para deixar o cargo caso decida se candidatar nas eleições deste ano. Ele é o favorito do presidente Lula para ser vice em uma eventual chapa encabeçada por Eduardo Paes à prefeitura, mas o PT ainda está em negociações para convencer Paes a aceitar Ceciliano como seu vice.

Enquanto essa situação não se resolve, a ideia é que Ceciliano deixe Brasília e fique em "standby", aguardando uma definição. Caso deixe a Secretaria de Relações Institucionais, Ceciliano já revelou a aliados que pretende se engajar na campanha de seu filho, Andrezinho Ceciliano, que é pré-candidato à prefeitura de Paracambi. Essa solução seria vantajosa para o PT, que teria o nome desejado para vice de Paes à disposição, enquanto Ceciliano poderia se dedicar integralmente à campanha do herdeiro político.

A decisão final será tomada pelo ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e deve ser anunciada no começo da próxima semana. Padilha e Lula se reunirão para discutir o futuro de Ceciliano. No Palácio do Planalto, há um consenso de que a saída de Ceciliano seria sentida na pasta, especialmente devido ao sucesso das Caravanas Federativas, coordenadas por ele.

Essas caravanas, que percorrem o país, têm reunido prefeitos de várias cidades e, além de aproximar as esferas da administração pública, facilitam as entregas de projetos e recursos. O projeto é considerado fundamental para a estratégia do PT de eleger o maior número possível de prefeitos nas eleições deste ano.

Com informações Blog do Ricardo Bruno

#AndréCeciliano #PT #EduardoPaes #Eleições2024 #PolíticaRJ #CaravanasFederativas #AlexandrePadilha #Lula

 

Por Jornal da República em 28/05/2024
Aguarde..