Fux: “Quando se atinge um dos integrantes se atinge a Corte por inteiro”

Presidente do STF finalmente reage à altura contra os ataques diários do Presidente da República contra as instituições e à ordem democrática

Fux: “Quando se atinge um dos integrantes se atinge a Corte por inteiro”

Já tinha passado da hora, mas enfim o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, anunciou, nesta quinta-feira (5/8), durante sessão da Corte, que está cancelada a reunião entre os chefes dos Três Poderes que ele vinha alinhando para tentar reduzir a tensão com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Em discurso com palavras duras, o presidente do Supremo reclamou das ofensas de Bolsonaro a ministros da Corte e ao processo eleitoral brasileiro.

Mais cedo, nesta quinta, um dia após o senador Ciro Nogueira assumir como ministro-chefe da Casa Civil com um discurso de ser o conciliador entre os poderes e defender a democracia como inegociável, o presidente da República voltou  a atacar o ministro do Supremo e presidente do TSE Luís Roberto Barroso, e o também ministro Alexandre de Moraes, relator do inquérito das fake news e futuro presidente do TSE.

Aos seus apoiadores Bolsonaro debochou da Corte Suprema perguntando se eles enviariam a PF ou as Forças Armadas para prendê-lo, em mais uma postura imatura e incondizente com a estatura e liturgia do cargo de presidente da República.

Fux ao final da sessão reclamou que “o presidente da República tem reiterado ofensas e ataques de inverdades a integrantes desta Corte, em especial os Ministros Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes. Além disso, Sua Excelência mantém a divulgação de interpretações equivocadas de decisões do Plenário, bem como insiste em colocar sob suspeição a higidez do processo eleitoral brasileiro”.

“Diante dessas circunstâncias, o Supremo Tribunal Federal informa que está cancelada a reunião outrora anunciada entre os Chefes de Poder, entre eles o Presidente da República. O pressuposto do diálogo entre os Poderes é o respeito mútuo entre as instituições e seus integrantes”, continuou o presidente do STF, ministro Luiz Fux.

O presidente do Supremo vinha estimulando a realização desse encontro e ele chegou a ser marcado para a segunda semana de julho, mas acabou cancelado porque o presidente Bolsonaro foi internado com obstrução intestinal. Desde então, o clima entre os Poderes só se deteriorou.

Segundo apuração da jornalista Daniela Lima, da CNNBrasil, o pronunciamento do presidente do STF foi motivado por apelo do ministro Alexandre de Moraes que teria dito: “precisamos da sua ajuda”.

LEIA O DISCURSO COMPLETO
Como Presidente do Supremo Tribunal Federal, alertei o Presidente da República, em reunião realizada nesta Corte, durante as férias coletivas de julho, sobre os limites do exercício do direito da liberdade de expressão, bem como sobre o necessário e inegociável respeito entre os poderes para a harmonia institucional do país.

Contudo, como tem noticiado a imprensa brasileira nos últimos dias, o Presidente da República tem reiterado ofensas e ataques de inverdades a integrantes desta Corte, em especial os Ministros Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes. Além disso, Sua Excelência mantém a divulgação de interpretações equivocadas de decisões do Plenário, bem como insiste em colocar sob suspeição a higidez do processo eleitoral brasileiro.

Diante dessas circunstâncias, o Supremo Tribunal Federal informa que está cancelada a reunião outrora anunciada entre os Chefes de Poder, entre eles o Presidente da República. O pressuposto do diálogo entre os Poderes é o respeito mútuo entre as instituições e seus integrantes.

Como afirmei em pronunciamento por ocasião da abertura das atividades jurisdicionais deste semestre, diálogo eficiente pressupõe compromisso permanente com as próprias palavras, o que, infelizmente, não temos visto no cenário atual.

O Supremo Tribunal Federal, de forma coesa, segue ao lado da população brasileira em defesa do Estado Democrático de Direito e das instituições republicanas, e se manterá firme em sua missão de julgar com independência e imparcialidade, sempre observando as leis e a Constituição. (Com Metrópolis e CNN)

Por Jornal da República em 05/08/2021

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Localização de radares de velocidade poderá ser divulgada na internet afirma Projeto do ex-deputado Pampolha
28 de Abril de 2023

Localização de radares de velocidade poderá ser divulgada na internet afirma Projeto do ex-deputado Pampolha

Campos de Goytacazes no epicentro de uma reviravolta política com a entrada do Deputado Thiago Rangel (PMB) na corrida eleitoral
05 de Abril de 2024

Campos de Goytacazes no epicentro de uma reviravolta política com a entrada do Deputado Thiago Rangel (PMB) na corrida eleitoral

PGR denuncia Roberto Jefferson por incitação ao crime. Surgiu um ‘novo inimigo?’
30 de Agosto de 2021

PGR denuncia Roberto Jefferson por incitação ao crime. Surgiu um ‘novo inimigo?’

Sergio Camargo divulga pesquisa Pesquisa Brasmarket: Bolsonaro com 52,7% E  Lula (PT) registrou 47,3%
20 de Outubro de 2022

Sergio Camargo divulga pesquisa Pesquisa Brasmarket: Bolsonaro com 52,7% E Lula (PT) registrou 47,3%

Aguarde..