G10 Encontro de Empresários e Valores e Negócios, homenageia prefeita Fátima Pacheco de Quissamã e destaca consórcio Intermunicipal

No cenário vibrante da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, G10 Encontro de Empresários e Valores e Negócios, famosos se reuniram no Le Monde para um encontro de destaque. Entre os participantes estava a prefeita Fátima Pacheco de Quissamã, também presidente do Consórcio Intermunicipal do Norte Noroeste Fluminense, um órgão público que trouxe diversas inovações para a região.

O G10 Encontro de Empresários e Valores e Negócios, grupo que reúne empresários influentes, teve como homenageada do dia a prefeita Fátima Pacheco de Quissamã. Além de sua posição como prefeita, Fátima também exerce a presidência do Consórcio Intermunicipal do Norte Noroeste Fluminense, entidade que tem se destacado por suas contribuições na região.

O Consórcio, com mais de 3 anos de existência, reúne municípios do Norte Noroeste Fluminense em uma iniciativa eficaz e inovadora. Ele abrange diversas frentes de políticas públicas, abrangendo áreas como saneamento, meio ambiente, geração de renda, saúde e turismo.

Uma das iniciativas mais notáveis, é a criação da "Rota Caminhos do Açúcar", um projeto que visa atrair o olhar do turismo para o interior do Estado do Rio, explorando as riquezas naturais e culturais da região. Historicamente, o turismo no Rio de Janeiro concentrou-se principalmente na capital e na região dos lagos, mas o Consórcio busca expandir esses horizontes para o Norte Noroeste, uma área repleta de história e recursos naturais.
A criação do Consórcio tem sido particularmente eficaz no contexto noroeste fluminense, uma região que historicamente enfrenta desafios econômicos.

Ao unir municípios com diferentes níveis de recursos e orçamentos, o Consórcio fortalece todos os envolvidos, permitindo uma colaboração mais eficaz com os governos federal e estadual, bem como a realização de eventos como os festivais da Rota Caminhos do Açúcar, que têm contribuído para a geração de renda e a promoção da cultura local.

Em relação à experiência de Fátima Pacheco como prefeita de Quissamã, ela destacou as conquistas alcançadas até o momento e as metas futuras. Sua familiaridade com a cidade e seus habitantes em um município de porte menor permitiu uma abordagem mais próxima e eficaz na administração municipal.

Ela conseguiu que Quissamã conquistasse o primeiro lugar no estado do Rio e o 117º lugar nacional no ranking de cidades sustentáveis, de acordo com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) alcançados pela ONU. Essa conquista reflete os esforços da prefeitura em áreas como saúde, educação, combate à pobreza e inclusão social.

Por fim, abordou-se também a discussão sobre o desenvolvimento do Porto do Açu e a importância do setor petrolífero para a região.

O setor de petróleo está retomando suas atividades na Bacia de Campos, resultou em investimentos nos campos maduros e provavelmente não apenas os royalties, mas também a empregabilidade local. Além disso, o Porto do Açu, um dos maiores do mundo e localizado na região, tem gerado empregos, renda e impulsionado a economia local.

 

Por Jéssica Porto e Robson Talber/ Repórter Ralph Lichotti

 

Por Jornal da República em 19/08/2023
Aguarde..